O Uso de Inteligência Artificial na Formação de Professores como Ferramenta de Transformação Digital na Educação 4.0

  • José Bruno da Silva Santos IFRS
  • Eliana Beatriz Pereira IFRS
  • Renata Imaculada Soares Pereira IFAL

Resumo


A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma ferramenta revolucionária no campo educacional, promovendo novas formas de ensino e aprendizado. Este artigo analisa a aplicação da IA na formação de professores, com base nos dados coletados em dois grupos de educadores de Institutos Federais, destacando percepções, desafios e impactos da IA como ferramenta de transformação digital na Educação 4.0. Os resultados indicam que, apesar de algumas dificuldades técnicas e desafios de implementação, a IA é amplamente reconhecida como recurso valioso para a inovação educacional.

Referências

Albuquerque, C., Cavalcante, P., Ferreira, L., Pereira, R., & Almeida, F. (2023). “Inclusão Tecnológica de Estudantes com Necessidades Específicas: um Relato de Experiência em Espaços Maker do Instituto Federal de Alagoas”. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (pp. 353-363). SBC. DOI: 10.5753/wie.2023.234485

Albuquerque, C. H. (2025) “Espaço 4.0: Contribuições para a aprendizagem dos discentes no Ambiente Maker do Instituto Federal de Alagoas”. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Bardin, L. (2016), Análise de Conteúdo. Edições 70.

Bido, Y., Wiese, I., & Nakamura, W. (2024) “IAs Generativas na Educação: Usos, percepções, desafios e adaptações nas práticas pedagógicas do ponto de vista de professores do ensino fundamental, médio e superior”. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1701-1714). SBC. DOI: 10.5753/sbie.2024.242395

Carvalho, M. J. S., Nevado, R. A., & Menezes, C. S. (2007) “Arquiteturas pedagógicas para Educação a distância”. In Aprendizagem em rede na Educação a distância: estudos e recursos para formação de professores (Vol. 1, pp. 36-52). Ricardo Lenz.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto (3a ed.). Artmed.

Oliveira, A. M., Araújo, A. S., Barcellos, P. S. C. C., & Stolzenberg Torres, V. (2024). www.Educação e Inteligência Artificial.com: um estudo sobre a aplicação de IA em perspectiva docente. Informática Na Educação: Teoria & Prática, 26 (2). [link]

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas.

Pereira, A., & Menezes, C. (2023). Formação de Professores para Uso de Tecnologias Digitais na Educação: um experimento com licenciandos em computação. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola (pp. 1318-1323). SBC. DOI: 10.5753/wie.2023.235344

Silva, T., Vidotto, K., & Tarouco, L. (2024). “Investigando as percepções de estudantes e professores do ensino médio e técnico sobre o uso do ChatGPT em suas atividades escolares”. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1851-1864). SBC. DOI: 10.5753/sbie.2024.242584

Sousa, H., & Cruz, D. (2024). Capacitando Educadores com IA Generativa: Implicações na Educação. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 1931-1941). SBC. DOI: 10.5753/sbie.2024.242665

Valle, P. R. D., & Ferreira, J. D. L. (2025). “Análise de conteúdo na perspectiva de Bardin: Contribuições e limitações para a pesquisa qualitativa em Educação”. Educação em Revista, 41, e49377. DOI: 10.1590/0102-469849377
Publicado
24/11/2025
SANTOS, José Bruno da Silva; PEREIRA, Eliana Beatriz; PEREIRA, Renata Imaculada Soares. O Uso de Inteligência Artificial na Formação de Professores como Ferramenta de Transformação Digital na Educação 4.0. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 644-654. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13482.