Adaptação de Questões Avaliativas para Estudantes Neurodivergentes: Uma Arquitetura Computacional Fundamentada em Inteligência Artificial Generativa
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento de uma arquitetura computacional, denominada Mind Bridge, para adaptar questões de avaliação para estudantes neurodivergentes, utilizando recursos de Inteligência Artificial Generativa. A Mind Bridge torna as questões mais acessíveis e compreensíveis, contribuindo para a inclusão e a equidade de oportunidades. A arquitetura foi projetada com três módulos: Módulo de Entrada, Módulo Lógico e Módulo Generativo. Um experimento foi conduzido com profissionais da educação para avaliar a arquitetura. Os resultados demonstraram a eficácia da arquitetura na adaptação de questões de diversas áreas do conhecimento, evidenciando sua habilidade em facilitar o entendimento de questões técnicas e complexas.
Palavras-chave:
Adaptar, Sistema, Questões, Avaliativas
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Júlio César da Costa; FERREIRA, Hiran Nonato M..
Adaptação de Questões Avaliativas para Estudantes Neurodivergentes: Uma Arquitetura Computacional Fundamentada em Inteligência Artificial Generativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (WIEI), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 36-43.
DOI: https://doi.org/10.5753/wiei.2024.245528.