Desmistificando o Sistema Braille para Videntes: Um Relato de Experiência sobre uma Abordagem de Aprendizagem Orientada ao Padrão Braille

Resumo


Este estudo, realizado em 2023, teve como principal objetivo investigar a eficácia de uma abordagem digital para desmistificar o sistema Braille junto a professores videntes. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a participação de 25 professores de diversas áreas da Educação Básica em um programa de formação realizado em uma Escola Municipal no município de Dois Irmãos/RS. A metodologia utilizada foi a observação participante ao longo de toda a formação. Os resultados indicaram que a abordagem adotada foi eficaz, fomentando discussões sobre a importância do sistema Braille na educação inclusiva. A experiência demonstra que, aliada a atividades práticas, a abordagem digital pode ser uma ferramenta eficaz para facilitar o aprendizado do sistema Braille.

Palavras-chave: Sistema Braille, Padrão de Caracteres Braille, Professores videntes

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Publicado
04/11/2024
NASCIMENTO, Roberto P.; ARAÚJO, Arthur S.; HEIDRICH, Regina; BARONE, Dante A. C.. Desmistificando o Sistema Braille para Videntes: Um Relato de Experiência sobre uma Abordagem de Aprendizagem Orientada ao Padrão Braille. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (WIEI), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 44-52. DOI: https://doi.org/10.5753/wiei.2024.245541.