Luz, Câmera, Educação: inclusão e letramento digital por meio de produção de material de divulgação de um Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

  • Marina Toffoli Santos Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Laura Bernardes da Rosa Sant'Ana Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Andreia Ambrósio-Accordi Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-6247-9852
  • Iury de Almeida Accordi Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-3458-998X
  • Thales Ambrósio de Albuquerque Ferraz Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria de Fátima Nora Lopes Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


O artigo apresenta o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na criação de materiais de divulgação de um Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Objetiva-se utilizar essas tecnologias para aumentar a visibilidade do campus e atrair estudantes de escolas públicas do município. O projeto foca na produção contínua de materiais de divulgação e na criação de um vídeo institucional, produzidos por estudantes bolsistas e voluntárias do projeto, visando, assim, aumentar a inclusão de estudantes das escolas periféricas do município nos cursos oferecidos. Busca-se compreender as características do público-alvo para criar conteúdo que seja eficaz e acessível, alinhando-se à missão do IFRS de promover uma educação inclusiva e de qualidade.
Palavras-chave: Tecnologias digitais da informação e comunicação, educação inclusiva, divulgação institucional

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, Marina Toffoli; SANT'ANA, Laura Bernardes da Rosa; AMBRÓSIO-ACCORDI, Andreia; ACCORDI, Iury de Almeida; FERRAZ, Thales Ambrósio de Albuquerque; LOPES, Maria de Fátima Nora. Luz, Câmera, Educação: inclusão e letramento digital por meio de produção de material de divulgação de um Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (WIEI), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 68-76. DOI: https://doi.org/10.5753/wiei.2024.245625.