Tecnologias Assistiva para Inclusão Escolar: um Mapeamento das Contribuições do CBIE nos últimos 14 anos

  • Regina Alves França Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Gerliane Kellvia A. Barbosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Zildomar Carlos Felix Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0009-0003-1444-8586
  • Ellen Polliana R. S. Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Romário Elias da S. Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


A tecnologia assistiva (TA) promove autonomia, qualidade de vida e inclusão social a pessoa com deficiência (PcD). No contexto educacional, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem e para a criação de um ambiente educacional inclusivo. Com a intenção de identificar os avanços no uso da TA e seu impacto na inclusão educacional, este estudo analisou trabalhos publicados no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), entre os anos de 2009 a 2023. No total, 3.480 estudos primários foram analisados, com inclusão de 77. Os resultados mostraram avanços significativos no uso da TA, revelando que 66\% dos estudos são voltados para pessoas com deficiência visual e intelectual, as propostas mais citadas pelos autores, assim como benefícios e dificuldades em sua utilização.

Palavras-chave: inclusão, deficiência, tecnologia assistiva

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Publicado
04/11/2024
FRANÇA, Regina Alves; BARBOSA, Gerliane Kellvia A.; FELIX, Zildomar Carlos; PEREIRA, Ellen Polliana R. S.; SANTOS, Romário Elias da S.. Tecnologias Assistiva para Inclusão Escolar: um Mapeamento das Contribuições do CBIE nos últimos 14 anos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (WIEI), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 77-84. DOI: https://doi.org/10.5753/wiei.2024.245636.