Assistive Technology and its use by students with visual impairment: A look at the path in Brazilian public schools

  • Guilherme de Azambuja Lira Estácio de Sá University
  • Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa Estácio de Sá University
  • Sonia Regina Mendes dos Santos Estácio de Sá University

Abstract


This article analyzes the evolution of educational technologies for visually impaired students in public schools in Brazil, also focusing on their dissemination through Public Policies. The article covers the first activities carried out in pioneering institutions up to the present moment, when there is a substantial implementation of Assistive Technology in public education in this country.

Keywords: accessibility, disability, Educational technologies

References

BRASIL - Leis federais brasileiras: Disponíveis em: [link] – acesso em jun. 2024

CALDAS, Wagner Kirmse. Tecnologia Assistiva e Computacional: contribuições para o atendimento educacional especializado e desafios na formação de professores. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

BUENO, José Geraldo Silveira et al. Políticas de educação especial no Brasil: estudo comparado das normas das unidades da federação. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 01, p. 97-118, 2005.

CID-10. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 1998. Disponível em: [link]. – acesso em abr. 2024.

DECRETOS (atos legislativos): Disponíveis em [link] – acesso em jun.2024

FUNDAÇÃO DORINA NOWILL. A evolução do livro do cego no Brasil. São Paulo: Fundação Dorina Nowill, 2016. Disponível em: [link] acesso em abr. 2024.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. - Audiência Pública nº 11/2013 – Dispositivo de transcrição em tempo real. Disponível em: [link]. - acesso em maio de De 2024

IBC. Instituto Benjamin Constant. 150 anos do Instituto Benjamin Constant. Rio de Janeiro: Fundação Cultural Monitor Mercantil, 2007.

INEP - Censos escolares - [link] – acesso em maio de 2024

LEÃO, Gabriel B. de Oliveira e Souza; SOFIATO, Cássia Geciauskas. A educação de cegos no Brasil do século XIX: Revisitando a história. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 25, n. 2, p. 283-300, 2019. Disponível em: [link] acesso em maio de 2024.

LIRA, Guilherme de Azambuja. Internet: múltiplas opções, inclusive educacionais. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, p. 36, 2000.

MARTINS, Alexandre Oliveira. Ensino de física para estudantes cegos e políticas públicas: barreiras que dificultam a inserção de um recurso didático inédito na escola inclusiva. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

MEC - Atos do ministério de Educação: [link] acesso em maio de 2023

OLIVEIRA, Ligia M. Nogueira. Trabalho pedagógico na educação especial: o professor de sala de recursos e sua implicação na escolarização dos alunos com baixa visão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Univ. Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016.

OMS. World Health Organization. Lista de Produtos Assistivos Prioritários. 2016. Disponível em: [link] acesso em junho de 2024.

OMS. World Health Organization. Relatório Global sobre Tecnologia Assistiva. 2022. Disponível em: [link] acesso de julho de 2024.

ONU. Organização das Nações Unidas. Relatório Mundial sobre a Deficiência Disponível em: [link]. acesso em julho de 2024.

Public Law 108-364 – oct. 25, 2004. Public Law 108-364 – 108th Congress. Disponível em: [link].

ZENI, Maurício. Os cegos no Rio de Janeiro do segundo reinado e começo da república. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.
Published
2024-11-04
LIRA, Guilherme de Azambuja; PEDROSA, Stella Maria Peixoto de Azevedo; SANTOS, Sonia Regina Mendes dos. Assistive Technology and its use by students with visual impairment: A look at the path in Brazilian public schools. In: WORKSHOP ON INFORMATICS IN INCLUSIVE EDUCATION (WIEI), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 111-120. DOI: https://doi.org/10.5753/wiei.2024.245669.