Estudo sobre o empoderamento feminino através de comunidades de tecnologia
Resumo
As mulheres estão inseridas na história das linguagens de programação desde antes do surgimento do primeiro computador. Porém, esse contexto histórico não impediu o número de mulheres inseridas na área de tecnologia de diminuir. Os problemas dessa diminuição podem estar ligados ao estereótipo de gênero e a ausência de incentivo desde a infância. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de um levantamento e possíveis indicadores de empoderamento feminino extraídos de comunidades tecnológicas de linguagens de programação. Assim, espera-se com este trabalho um maior incentivo a adesão de mulheres à área de tecnologia.
Referências
MARINHO, P. A. S.; GONÇALVES, H. B. Práticas de empoderamento feminino na América Latina. Colômbia: Revista de Estudios Sociales, 2016.
SANTOS, C. M. Por que as mulheres “desapareceram” dos cursos de computação? Disponível em: [https://jornal.usp.br/universidade/por-que-as-mulheres-desapareceramdos-cursos-de-computacao/]. São Paulo, Universidade de São Paulo, 2018. Acesso em 18 abr 2020.
SARDENBERG, C. M. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva Feminista. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2006.
SCHWARTZ, J., et al. Mulheres na informática: quais foram as pioneiras? Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu, 2006.
POSSER, C.; TEIXEIRA, A. C. Mulheres que aprendem informática: Um estudo de gênero na área de TI. Uberlândia: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.