Comunidade Women Techmakers João Pessoa: história, conquistas e percepção inicial sobre suas integrantes

  • Ivyna Rayany Santino Alves UFCG
  • Marcella Medeiros Siqueira C. de Almeida UFCG
  • Elayni Franco UFPB
  • Luciana Gomes UEPB
  • Vanessa Dantas UFPB

Resumo


Ainda são muitos os desafios que impedem as mulheres de iniciar e permanecer na área de tecnologia, e boa parte deles diz respeito a barreiras culturais e à falta de acolhimento nos ambientes acadêmicos e profissionais. A criação de comunidades femininas e a realização de eventos para esse público têm se mostrado importantes iniciativas para incentivá-las a crescer e também dar visibilidade a suas necessidades e seu potencial. O presente trabalho relata o impacto de uma dessas comunidades, iniciada em 2016 no Estado da Paraíba, e apresenta uma análise inicial do perfil das mulheres que a compõem em relação a aspectos como raça, idade e identidade de gênero.
Palavras-chave: Mulheres na STEM, Comunidade, Eventos de Tecnologia

Referências

Finger, A. F., Bordin, A. S., and de Mello, A. V. (2020). Perfil das egressas dos cursos de computação da Unipampa: Uma análise da formação acadêmica e da atuação profissional. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 100–109. SBC.

Juliano, M. C. C., Yunes, M. A. M. (2014). Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Ambiente & Sociedade, 17(3):135–154.

Pereira, J. S., de Moura, L. R., Coelho, N. M. A., Montes, G. C., Magesti, I. O., and Coelho, A. M. (2020). Uma análise da participação das mulheres nos cursos técnico em informática e ciência da computação do instituto federal do sudeste de minas gerais. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 139–148. SBC.

SBC (2018). Sbc - educação superior em computação – estatísticas. http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1007-estatisticas-da-educacao-superior-2014. Acessado em 25 de março de 2021.

Teixeira, A. and Posser, C. V. (2016). Mulheres que aprendem informática: Um estudo de gênero na área de ti. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, page 707.

UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (stem). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acessado em 21 de março de 2021.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ALVES, Ivyna Rayany Santino; ALMEIDA, Marcella Medeiros Siqueira C. de; FRANCO, Elayni; GOMES, Luciana; DANTAS, Vanessa. Comunidade Women Techmakers João Pessoa: história, conquistas e percepção inicial sobre suas integrantes. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 280-284. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15866.