Incentivando Meninas nas Ciências: um Relato de Experiência dos Minicursos de Programação e Robótica para Jovens

  • Júlia Marotti UFRJ
  • Francisco Campos UFRJ
  • Julia Godinho UFRJ
  • Gabriel SantClair UFRJ
  • Flávia Villela UFRJ
  • Janaina Gomide UFRJ
  • Laura Emmanuella de Oliveira UFRN
  • Beatriz Becker UFRJ
  • Camila Laricchia UFRJ
  • Denise Siloto UFRJ
  • Elisa Rocha UFRJ
  • Milena Estanislau UFRJ
  • Tabatta Martins UFRJ
  • Valeria Nunes Belmonte UFRJ

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens meninas de Macaé e região. O objetivo desse trabalho é incentivar a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação, e divulgar os cursos de graduação em Engenharia oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para essas jovens. Esses minicursos aconteceram em parceria com professoras de três escolas públicas e atingiram no total 50 jovens, sendo 35 do sexo feminino. Ao longo das aulas pôde-se observar o interesse das alunas pelas atividades realizadas nos cursos da Engenharia e a curiosidade por aprender mais sobre programação.
Palavras-chave: Robótica, Programação, Meninas, Python

Referências

Hubwieser, P., Giannakos, M. N., Berges, M., Brinda, T., Diethelm, I., Magenheim, J.,Pal, Y., Jackova, J., and Jasute, E. (2015). A global snapshot of computer science education in k-12 schools. In Proceedings of the 2015 ITiCSE on Working Group Reports, ITICSE-WGR ’15, page 65–83, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Raabe, A., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L., Salgado, L., da Cruz, M., and Fortes,S. (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação.

UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências,tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MAROTTI, Júlia et al. Incentivando Meninas nas Ciências: um Relato de Experiência dos Minicursos de Programação e Robótica para Jovens. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 300-304. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15870.