Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19

  • Camila Sass UFABC
  • Beatriz Chicaroni UFABC
  • Lara Tenore UFABC
  • Lidia Ferreira UFABC
  • Maria Eduarda Brandão UFABC
  • Melissa Lins UFABC
  • Poliana Ferreira UFABC
  • Rosimeire Santana UFABC
  • Carla Rodriguez UFABC
  • Denise Goya UFABC
  • Rafaela V. Rocha UFABC

Resumo


Atualmente, a proporção de mulheres graduadas ou matriculadas nas áreas relacionadas à STEM é baixa na maior parte dos países. Essa situação é preocupante pois mostra que as mulheres não estão participando de forma igualitária de um dos grandes pilares da nossa sociedade. Visto isso, este artigo relata as dificuldades e ações do coletivo de graduandas, em meio à pandemia de Covid-19, para aumentar a participação de meninas e mulheres nessas áreas. Dentre as ações, estão a reformulação da identidade visual do grupo; formação de novas monitoras; revisão de materiais dos cursos; e a organização e participação em um workshop on-line.
Palavras-chave: STEM, Mulheres, Computação, Tecnologias

Referências

Amaral, R. D. (2016). Exposição privada nas redes sociais: uma análise sobre o Facebook na sociedade contemporânea. Tese (Doutorado). UNESP, FCT.

Andrade, L. M. M. D. S. et al. (2020). Ações Iniciais do Projeto de Extensão Garotas Tech dos Sertões de Crateús para Captação e Retenção de Meninas aos Cursos de TI da UFC-Crateús. In WIT pages 169-173. SBC.

Galeno, L. M. D. F. et al. (2020). Minerv@s Digitais: encorajando e acolhendo mulheres na computação. In WIT pages 70-79. SBC.

Magalhães, R. and Vendramini, A. (2018). Os impactos da quarta Revolução Industrial. GV-Executivo, 17(1):40-43.

Ribeiro, K.S.F.M. and Maciel, C. (2020) Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática. In WIT pages 40-49.

Sass, C. et al. (2018). Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres. In CBIE pages 659-668. SBC.

Sass, C. et al. (2019). A report on strategies for motivating and developing the computational thinking for and by women. JCThink, 3(1):34-49.

UNESCO. (2020). Relatório de Monitoramento Global da Educação 2020: Uma nova geração: 25 anos de esforços pela igualdade de gênero na educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375599/PDF/375599por.pdf.multi. Acessado em: 07/03/2021.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SASS, Camila et al. Relato das atividades e dificuldades do Coletivo Mirtha Lina em meio à pandemia de Covid-19. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 345-349. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15879.