StoryGirl: programando através de narrativas

Resumo


Ao longo dos anos, tem-se observado a diminuição do número de mulheres que trabalham com áreas associadas ao STEAM (Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics). No Brasil, este reflexo é instanciado já na entrada dos cursos de nível superior em tecnologia, que a cada ano recebem cada vez menos mulheres. Com a finalidade de fomentar a entrada de mulheres nos cursos de graduação em tecnologia no Brasil, este artigo apresenta a iniciativa proposta por um projeto de extensão universitária. Nele, meninas entre 11 e 15 anos são apresentadas às estruturas lógicas de programação em scratch e são orientadas a programarem os cenários de suas narrativas reais ou fictícias. Os resultados atingidos são promissores.
Palavras-chave: storytelling, mulheres na computação, Scratch

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Publicado
18/07/2021
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SABURIDO, Beatriz; DIAS, Angélica F. S.; FRANÇA, Juliana B. S.. StoryGirl: programando através de narrativas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 355-359. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15881.