StoryGirl: programando através de narrativas
Resumo
Ao longo dos anos, tem-se observado a diminuição do número de mulheres que trabalham com áreas associadas ao STEAM (Science, Technology, Engineering, the Arts and Mathematics). No Brasil, este reflexo é instanciado já na entrada dos cursos de nível superior em tecnologia, que a cada ano recebem cada vez menos mulheres. Com a finalidade de fomentar a entrada de mulheres nos cursos de graduação em tecnologia no Brasil, este artigo apresenta a iniciativa proposta por um projeto de extensão universitária. Nele, meninas entre 11 e 15 anos são apresentadas às estruturas lógicas de programação em scratch e são orientadas a programarem os cenários de suas narrativas reais ou fictícias. Os resultados atingidos são promissores.
Palavras-chave:
storytelling, mulheres na computação, Scratch
Referências
Cardoso, É. E. C., & de David, T. (2016). A falta de profissionais de tecnologia de in-formação no mercado de trabalho. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 697-700.
Farias, C., da Cruz, V. G., Farias, J. S., Braz, D. C., Brito, B. M., & de Souza Carvalho, A. (2019, November). Estimulando o Pensamento Computacional: uma experiência com ScratchJr. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 197).
França, R., & Tedesco, P. (2019, November). Pensamento Computacional: Panorama dos Grupos de Pesquisa no Brasil. In Brazilian Symposium on Computers in Educa-tion (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 30, No. 1, p. 409).
Frigo, L. B., Moro, F. F., Padilha, R. O.,Pozzebon , E.. Meninas em Ação Atividades Inspiradoras para Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais. In: Anais do XI Women In Information Technology (WIT 2020), Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020). Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11276. Acessado em: 15 de Abril de 2021.
Marquiori, V., Oliveira, M., & Nascimento, G. (2019, July). Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Pro-blemas. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 109-113). SBC.
Medeiros, C. B. (2005). From subject of change to agent of change: women and IT in Brazil. In Proc. of the International Symposium on Women and ICT: creating global transformation (CWIT '05), C. Morrell and J. Sanders (Eds.). ACM, New York, NY, USA, Article 15.
Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods5/.
PISA. 2015. O que está por trás da desigualdade de gênero na educação? OCDE. Aces-sado em 15/04/2021.
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um Pano-rama da Atuação da Mulher na Computação. In Anais do XIII Women in Informa-tion Technology (pp. 1-10). SBC.
Santana, T. S.; Braga, A. H. Uma Análise Cienciométrica das Publicações do Congres-so da Sociedade Brasileira de Computação na Perspectiva das Mulheres na Compu-tação. In: Anais do XIV Women In Information Technology (WIT 2020), Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020). Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11310. Acessado em: 15 de Abril de 2021.
Santos, C., & Oliveira Filho, A. (2020). Robótica e Interdisciplinaridade: Aprendiza-gem Criativa Atraindo Meninas para a Tecnologia. In Anais do XIV Women in In-formation Technology, (pp. 120-128). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11282
Softex. (2019) Atuação da Mulher no Mercado de Trabalho Formal Brasileiro em Tec-nologia da Informação. Arquivo eletrônico disponível em: https://www.ftp.softex.br/Inteligencia/mulheres_na_ti/mulheres_na_ti.pdf. Acessado em: Março 2021.
Farias, C., da Cruz, V. G., Farias, J. S., Braz, D. C., Brito, B. M., & de Souza Carvalho, A. (2019, November). Estimulando o Pensamento Computacional: uma experiência com ScratchJr. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 197).
França, R., & Tedesco, P. (2019, November). Pensamento Computacional: Panorama dos Grupos de Pesquisa no Brasil. In Brazilian Symposium on Computers in Educa-tion (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 30, No. 1, p. 409).
Frigo, L. B., Moro, F. F., Padilha, R. O.,Pozzebon , E.. Meninas em Ação Atividades Inspiradoras para Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais. In: Anais do XI Women In Information Technology (WIT 2020), Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020). Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11276. Acessado em: 15 de Abril de 2021.
Marquiori, V., Oliveira, M., & Nascimento, G. (2019, July). Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Pro-blemas. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 109-113). SBC.
Medeiros, C. B. (2005). From subject of change to agent of change: women and IT in Brazil. In Proc. of the International Symposium on Women and ICT: creating global transformation (CWIT '05), C. Morrell and J. Sanders (Eds.). ACM, New York, NY, USA, Article 15.
Organização das Nações Unidas (ONU). (2015). Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods5/.
PISA. 2015. O que está por trás da desigualdade de gênero na educação? OCDE. Aces-sado em 15/04/2021.
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., & Santos, N. (2019, July). Um Pano-rama da Atuação da Mulher na Computação. In Anais do XIII Women in Informa-tion Technology (pp. 1-10). SBC.
Santana, T. S.; Braga, A. H. Uma Análise Cienciométrica das Publicações do Congres-so da Sociedade Brasileira de Computação na Perspectiva das Mulheres na Compu-tação. In: Anais do XIV Women In Information Technology (WIT 2020), Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020). Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/11310. Acessado em: 15 de Abril de 2021.
Santos, C., & Oliveira Filho, A. (2020). Robótica e Interdisciplinaridade: Aprendiza-gem Criativa Atraindo Meninas para a Tecnologia. In Anais do XIV Women in In-formation Technology, (pp. 120-128). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11282
Softex. (2019) Atuação da Mulher no Mercado de Trabalho Formal Brasileiro em Tec-nologia da Informação. Arquivo eletrônico disponível em: https://www.ftp.softex.br/Inteligencia/mulheres_na_ti/mulheres_na_ti.pdf. Acessado em: Março 2021.
Publicado
18/07/2021
Como Citar
SABURIDO, Beatriz; DIAS, Angélica F. S.; FRANÇA, Juliana B. S..
StoryGirl: programando através de narrativas. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 355-359.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15881.