Da Sala de Aula ao Mercado de Trabalho: O Percurso Acadêmico e a Atuação Profissional Trilhados pelas Egressas do Curso de Engenharia de Computação da UERGS
Resumo
Esta pesquisa apresenta um estudo realizado com as egressas do Curso de Engenharia de Computação da UERGS. O objetivo desta pesquisa foi investigar o percurso acadêmico e a atuação profissional das egressas, buscando identificar dificuldades e redes de apoio ao longo do curso. A pesquisa é classificada como aplicada e utilizou a abordagem quali-quanti na análise dos dados. Os resultados apontam que as egressas estão atuando na área profissional e que há evidências de que os projetos de pesquisa e extensão dos quais elas participaram tiveram influência em suas profissões. Além disso, uma rede de apoio feminina dentro da instituição contribuiu para a permanência das alunas ao longo do curso.
Referências
Costa, P. T. O acesso da mulher no ensino superior na Universidade Federal do rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016
Finger, A. F.; Bordin, A. S.; Mello, A. V. Perfil das Egressas dos Cursos de Computação da UNIPAMPA: Uma Análise da Formação Acadêmica e Atuação Profissional. Anais do XV Women in Information Technology, 2020.
Miranda, B. A.; Almeida, M. M.S.C; Alves, I. R. S.; Campos, L. M. R. S. Análise da participação feminina no curso de ciência da computação da UFCC. Anais do XV Women in Information Technology, 2021.
Moro, F. F.; Padilha, R. O.; Frigo, L. B. Impactos do Projeto Meninas Digitais em Egressas de TI. Anais do XIV Women in Information Technology, 2020.
Ribeiro, A. I. M. Mulheres educadas na colônia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Educação Superior em Computação Estatísticas. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. Disponível em: [link]. Acessado em Abril 2022.