Da Sala de Aula ao Mercado de Trabalho: O Percurso Acadêmico e a Atuação Profissional Trilhados pelas Egressas do Curso de Engenharia de Computação da UERGS

  • Fabrícia Damando Santos UERGS
  • Luana Sperling Santana UERGS
  • Débora Mattos UERGS
  • Adriane Parraga UERGS

Resumo


Esta pesquisa apresenta um estudo realizado com as egressas do Curso de Engenharia de Computação da UERGS. O objetivo desta pesquisa foi investigar o percurso acadêmico e a atuação profissional das egressas, buscando identificar dificuldades e redes de apoio ao longo do curso. A pesquisa é classificada como aplicada e utilizou a abordagem quali-quanti na análise dos dados. Os resultados apontam que as egressas estão atuando na área profissional e que há evidências de que os projetos de pesquisa e extensão dos quais elas participaram tiveram influência em suas profissões. Além disso, uma rede de apoio feminina dentro da instituição contribuiu para a permanência das alunas ao longo do curso.

Palavras-chave: Mulheres nas Exatas, Egressas de Engenharia de Computação

Referências

Cabral, C. G. Gênero, ciência e tecnologia. In: Educação Tecnológica: enfoques para ensino de engenharia. Bazzo, Walter. Pereira, L. T. V., Linsingen, I. 3ª Edição Revisada. Florianópolis: Ed. Da UFRSC, 2016.

Costa, P. T. O acesso da mulher no ensino superior na Universidade Federal do rio Grande do Sul. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016

Finger, A. F.; Bordin, A. S.; Mello, A. V. Perfil das Egressas dos Cursos de Computação da UNIPAMPA: Uma Análise da Formação Acadêmica e Atuação Profissional. Anais do XV Women in Information Technology, 2020.

Miranda, B. A.; Almeida, M. M.S.C; Alves, I. R. S.; Campos, L. M. R. S. Análise da participação feminina no curso de ciência da computação da UFCC. Anais do XV Women in Information Technology, 2021.

Moro, F. F.; Padilha, R. O.; Frigo, L. B. Impactos do Projeto Meninas Digitais em Egressas de TI. Anais do XIV Women in Information Technology, 2020.

Ribeiro, A. I. M. Mulheres educadas na colônia. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Educação Superior em Computação Estatísticas. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. Disponível em: [link]. Acessado em Abril 2022.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Fabrícia Damando; SANTANA, Luana Sperling; MATTOS, Débora; PARRAGA, Adriane. Da Sala de Aula ao Mercado de Trabalho: O Percurso Acadêmico e a Atuação Profissional Trilhados pelas Egressas do Curso de Engenharia de Computação da UERGS. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 12-21. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.223275.