Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais
Resumo
A participação de mulheres em algumas áreas de trabalho ainda encontra desafios em seu dia a dia, fato que é confirmado no baixo número de mulheres atuando em áreas relacionadas à tecnologia. Nesse contexto, este estudo analisa como 210 jovens mulheres de escolas públicas do município de Arapiraca, cursantes do ensino médio, se compreendem frente aos cursos superiores de tecnologia da informação, como possibilidade de escolha para um curso superior. A pesquisa, realizada por meio de um questionário eletrônico, é de natureza qualitativa e quantitativa e traz questões inerentes ao universo tecnológico, social e de gênero.
Palavras-chave:
Informática, Desigualdade, Meninas
Referências
Aires, J., Mattos, G., Oliveira, C., Brito, A., Aragão, A., Alves, S., Coelho, T., & Moreira, G. (2018). Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio. In Anais do XII Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2018.3378
de Holanda, M., Mourão, R., Ramos, G., de Araújo, A., & Walter, M. (2017). Uma Pesquisa com Alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre os Cursos da Área de Computação. In Anais do XI Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2017.3425
Figueiredo, K., Vitorassi, R., Monteiro, E., & Carneiro, S. (2017). Percepções de alunas de Ensino Médio sobre as subáreas da Computação. In Anais do XI Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2017.3410
Gürer, D. (2002). Pioneering women in computer science. SIGCSE Bull, 34(2), 175–180. https://doi.org/10.1145/543812.543853
Henn, S. (2014). When Women Stopped Coding. NPR. [link].
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/arapiraca/panorama
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Censo da educação superior 2017.
Nunes Azevedo, J. K., Figueiredo Medeiros, K. da S., Maciel, C., & Amélia Bim, S. (2020). Análise de Perfil dos Associados da Sociedade Brasileira de Computação: Um Recorte de Gênero. Memorias De Congresos UTP, 77-84. Recuperado a partir de https://revistas.utp.ac.pa/index.php/memoutp/article/view/2492
Sidnei, S., Miranda, M., & de Paula, S. (2020). Por que as mulheres são minoria nos cursos de computação? Um estudo de caso desta situação na cidade de Ouro Branco-MG. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 259-263). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11306
Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 444-452). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2019.6649
de Holanda, M., Mourão, R., Ramos, G., de Araújo, A., & Walter, M. (2017). Uma Pesquisa com Alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre os Cursos da Área de Computação. In Anais do XI Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2017.3425
Figueiredo, K., Vitorassi, R., Monteiro, E., & Carneiro, S. (2017). Percepções de alunas de Ensino Médio sobre as subáreas da Computação. In Anais do XI Women in Information Technology. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2017.3410
Gürer, D. (2002). Pioneering women in computer science. SIGCSE Bull, 34(2), 175–180. https://doi.org/10.1145/543812.543853
Henn, S. (2014). When Women Stopped Coding. NPR. [link].
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2021). https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/arapiraca/panorama
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2018). Censo da educação superior 2017.
Nunes Azevedo, J. K., Figueiredo Medeiros, K. da S., Maciel, C., & Amélia Bim, S. (2020). Análise de Perfil dos Associados da Sociedade Brasileira de Computação: Um Recorte de Gênero. Memorias De Congresos UTP, 77-84. Recuperado a partir de https://revistas.utp.ac.pa/index.php/memoutp/article/view/2492
Sidnei, S., Miranda, M., & de Paula, S. (2020). Por que as mulheres são minoria nos cursos de computação? Um estudo de caso desta situação na cidade de Ouro Branco-MG. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 259-263). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11306
Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 444-452). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2019.6649
Publicado
31/07/2022
Como Citar
MEDEIROS, Ana; FERREIRA, Isadora B. M. C.; FONSECA, Lucas; ROLIM, Cledja.
Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 122-132.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222780.