Uma Análise Comparativa do Desempenho em Matemática entre Gêneros nas Provas do ENEM
Resumo
No Brasil, são utilizadas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para acesso às universidades públicas federais. Além das notas, os microdados desse exame possuem um grande conjunto de informações dos estudantes inscritos nas provas. Essas informações podem ser utilizadas para a realização de diversas análises a respeito do desempenho dos estudantes. Como em outros lugares do mundo, a entrada em cursos de computação pelas mulheres é bem menor do que a dos homens. Um dos pontos identificados na literatura em relação à não escolha pelo curso de computação, é a questão que computação precisa de muita matemática. Nesse contexto, este artigo apresenta uma análise especificamente sobre a matemática no ENEM, e as diferenças entre homens e mulheres nessa prova, tendo como questão de pesquisa: Qual a nota média obtida na prova de matemática pelos inscritos que estavam presentes por gênero, etnia, Unidade Federativa (UF) de residência, deficiência, estado civil e situação de conclusão do ensino médio? A análise dos dados foi dos anos de 2010 até 2019, pelo grande volume de dados o experimento foi executado em um cluster na Amazon Web Service (AWS) com o banco de dados MongoDB. Como resultado, em todas as análises os homens tiraram notas melhores que as mulheres, porém a diferença foi pequena entre as notas (homens e mulheres), aproximadamente 10%.
Referências
Chagas, E. (2019). Desempenho em itens de matemática do enem: carga cognitiva e sexo. PhD thesis, Universidade Estadual de Campinas.
Ferreira, L., de Oliveira, F. S., da Rocha, O. P., Holanda, M., de Carvalho Victorino, M., and Ribeiro, E. (2021). Mongodb: Analysis of performance with data from the national high school exam (enem). In 2021 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), pages 1–6.
Franco, J. J., de Almeida Miranda, F. L., Stiegler, D., Dantas, F. R., Brancher, J. D., and do Carmo Nogueira, T. (2020). Usando mineração de dados para identificar fatores mais importantes do enem dos últimos 22 anos. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1112–1121. SBC.
Holanda, M., Mourao, R. N., Ramos, G. N., Araujo, A. P., Walter, M. E., Borges, V. R., and von Borries, G. (2019). Brazilian school girls’ perspectives on a computer science major: Mining association rules. CLEI ELECTRONIC JOURNAL, 22(2).
Holanda, M., Mourão, R., Ramos, G., de Araújo, A. P., and Walter, M. E. (2017). Uma pesquisa com alunas do ensino fundamental e médio sobre os cursos da Área de computação. In Anais do XI Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Macedo, M., Mattos, A. B., Vasconcelos, M., Martinazzo, A., and Lopes, R. (2018). Identificando influências na escolha de uma graduação em exatas: um estudo qualitativo e comparativo de gênero. In Anais do XII Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Marcom, G. S. and Kleinke, M. U. (2017). Gênero e status socioeconômico: reflexões sobre o desempenho dos candidatos na prova de ciências da natureza do enem 2014. Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia, (19):44–52.
Martins, A., Silva, J., Santos, J., and Rebouças, A. (2019). Fatores que atraem e afastam as meninas de cursos da área de ti. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 114–118. SBC.
Menezes, S. K. O. e Santos, M. D. F. (2021). Gênero na educação em computação no brasil e o ingresso de meninas na Área uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação RBIE, 29:456–484.
Noguera, V. E. R., Branco, K. R. L. J. C., and Ciferri, C. D. d. A. (2020). Análise de desempenho das mulheres no enem. Brazilian Journal of Development, 6(6).
Ribeiro, K. and Maciel, C. (2020). Fatores de influência na escolha pela continuidade da carreira em computação pelas estudantes de ensino médio técnico em informática. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 40–49, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rodrigues, D. d. C., de Lima, M. D., da Conceição, M. D., de Siqueira, V. S., and Barbosa, R. M. (2019). A data mining approach applied to the high school national examination: Analysis of aspects of candidates to brazilian universities. In Progress in Artificial Intelligence, pages 3–14. Springer International Publishing.
Santos, B., Oliveira, C. G., Topin, L. O. H., Mendizabal, O. M., and Barwaldt, R. (2019). Analysis of candidates profile for the national entrance exams for admission to brazilian universities. In 2019 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.
Santos, M. P., Santos, C. P., and Ellwanger, C. (2017). A computação sob a ótica de meninas do ensino médio. In Anais do XI Women in Information Technology. SBC.
SBC (2019). Educação superior em computação estatísticas 2019. [link]. Acessando em abril de 2022.
Weller, W. (2021). Acesso centralizado à educação superior: os exames Enem (Brasil) e Gaokao (China). Em Aberto, 34(112).