Desconstruindo Estereótipos em uma Oficina de Criptografia para Docentes da Educação Básica

  • Mayara Dal Vesco Hoger UTFPR
  • Bruna Oenning Amador UTFPR
  • Patricia Abe Turato UTFPR
  • Lara Morgado da Silva Santos UTFPR
  • Rita Cristina Galarraga Berardi UTFPR
  • Silvia Amélia Bim UTFPR

Resumo


Oficinas que abordam assuntos técnicos em áreas como a Computação, muitas vezes, geram materiais que reforçam os estereótipos presentes na área. Contudo, é possível buscar meios de apresentar os conteúdos de forma que, intencionalmente, além de abordar assuntos técnicos, também gerem um maior senso de pertencimento. Por meio da apresentação das estratégias utilizadas na construção de uma oficina de Criptografia, este artigo mostra a importância de construir materiais didáticos que introduzam aspectos relacionados a questões de gênero e desconstrução de estereótipos, mesmo que implicitamente. O alto engajamento das docentes nos cinco encontros da oficina com atividades síncronas e assíncronas, permite indicar que as estratégias escolhidas contribuíram para o seu senso de pertencimento.

Palavras-chave: Docentes, educação básica, estereótipos, criptografia, oficina, ensino, desenvolvimento de oficina

Referências

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico. Brasília, DF: INEP, 2021.

Cheslak, C. (2018) Hedy Lamarr, Disponível em: [link]. Acesso em 05 abril 2020.

França, R., & Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 4(1), 1464.

Martins, A., Silva, J., Santos, J., & Rebouças, A. (2019). Fatores que Atraem e Afastam as Meninas de cursos da Área de TI. In Anais do XIII Women in Information Technology, (pp. 114-118). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2019.6720

Menezes, L. (2014). A Ausência Feminina Entre os Professores Associados do Instituto de Matemática da UFBA. Anais Eletrônicos do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Belo Horizonte, Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Miranda, J. (1996). Estereótipos sociais. Definição e abordagens. Psicologia, XI (2/3): 101-120.

Santos, M. and Farias, M. (2019) Alan Turing: “Pai da Ciência da Computação, Matemática, Lógico, Decifrador de Código de Guerra, Vítima de Preconceitos”. In Anais da XIX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, (pp. 423-432). Porto Alegre: SBC.

Silva, F. F. and Ribeiro, P. R. C. (2014) Trajetórias de mulheres na ciência: “ser cientista” e “ser mulher”. In Ciência & Educação [online], v. 20, n. 2, pp. 449-466. Bauru.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
HOGER, Mayara Dal Vesco; AMADOR, Bruna Oenning; TURATO, Patricia Abe; SANTOS, Lara Morgado da Silva; BERARDI, Rita Cristina Galarraga; BIM, Silvia Amélia. Desconstruindo Estereótipos em uma Oficina de Criptografia para Docentes da Educação Básica. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 191-196. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.223316.