Projeto de incentivo à meninas na STEM: Um relato de experiência
Resumo
Este presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência a partir das vivências de um projeto que está sendo realizado desde 2021 no Instituto Federal de Sergipe. O propósito do programa é auxiliar meninas que estudam na rede pública a conhecerem mais sobre o universo da ciência, tecnologia e computação e incentivá-las a seguirem seus objetivos, independente da área. O artigo vai ilustrar as atividades remotas realizadas até então, as percepções das bolsistas, ações nas mídias sociais e trabalhos futuros.
Palavras-chave:
Meninas, Tecnologia da Informação, STEM
Referências
Bell, T., Witten, I. H. e Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.
Brito, C., Pavani, D., and Lima Jr, P. (2015). Meninas na ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de ciência e tecnologia. Revista Gênero, 16(1).
Holanda, M. T., Mourão, R., Ramos, G. N., Araújo, A. P. F. e Walter, M. E. T. (2017). Uma pesquisa com Alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre os Cursos da Área de Computação. In Anais do XI Women in Information Technology (WIT), pages 1162–1166. SBC
Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de tecnologia da informação. In Anais do XIII Women in Information Technology (WIT), pages 69–78. SBC.
Ramos, N., Freitas, C., Avila, S., Costa, P. D. P., Testoni, V., Borin, J. F. (2015). Ensino de Programação para alunas de ensino médio: relato de uma experiência. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), p. 386-395. SBC
UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Brito, C., Pavani, D., and Lima Jr, P. (2015). Meninas na ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de ciência e tecnologia. Revista Gênero, 16(1).
Holanda, M. T., Mourão, R., Ramos, G. N., Araújo, A. P. F. e Walter, M. E. T. (2017). Uma pesquisa com Alunas do Ensino Fundamental e Médio sobre os Cursos da Área de Computação. In Anais do XI Women in Information Technology (WIT), pages 1162–1166. SBC
Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de tecnologia da informação. In Anais do XIII Women in Information Technology (WIT), pages 69–78. SBC.
Ramos, N., Freitas, C., Avila, S., Costa, P. D. P., Testoni, V., Borin, J. F. (2015). Ensino de Programação para alunas de ensino médio: relato de uma experiência. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), p. 386-395. SBC
UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Publicado
31/07/2022
Como Citar
SOUZA, Viviane A.; EDGEL, Iara S.; NÉU, Yasmin S.; SILVA, Jozeane P. A.; LOPES, Josiane N. S..
Projeto de incentivo à meninas na STEM: Um relato de experiência. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 233-238.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222973.