Questões de Gênero e a Evasão de Mulheres nos Cursos de Computação: Um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belém
Resumo
Diante de um cenário de pouco incentivo às mulheres para ingressar na área da computação, o que contribui para a baixa quantidade de mulheres e o alto índice de evasão daquelas que ingressam nos cursos de computação. Este artigo busca identificar as razões que levam tantas mulheres à desistência da trajetória acadêmica por meio da aplicação de um questionário sobre a vivência feminina nos cursos de Tecnologia da Informação na Região Metropolitana de Belém. Para analisar as respostas do questionário, foram utilizados os softwares IRAMUTEQ e WEKA, aplicando algoritmos de análise de discurso, bem como mineração de dados para identificar padrões entre as respostas, e, posteriormente, identificar os motivos da evasão.
Referências
DIGITALHOUSE. Mulheres brasileiras que fizeram história na área da tecnologia. 8 mar. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 abr. 2022.
FLORES, Barbara dos Santos. Uma análise preliminar da participação feminina em cursos na área da Computação da Grande Porto Alegre. Orientador: Karin Becker. 2013. 115 p. Monografia (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
PIMENTA, Tatiana. Mulheres na tecnologia: os desafios femininos no setor, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 maio 2022.
ROMÃO, Wesley; NIEDERAUER, Carlos A. P.; MARTINS, Alejandro; TCHOLAKIAN, Aran; PACHECO, Roberto C. S.; BARCIA, Ricardo M. Extração de regras de associação em C&T: O algoritmo apriori. Artigo (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP) - Universidade Federal de Santa Catarina, 1999.