Questões de Gênero e a Evasão de Mulheres nos Cursos de Computação: Um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belém

  • Ana Isabela M. Ramos UFPA
  • Fabíola O. Araújo UFPA

Resumo


Diante de um cenário de pouco incentivo às mulheres para ingressar na área da computação, o que contribui para a baixa quantidade de mulheres e o alto índice de evasão daquelas que ingressam nos cursos de computação. Este artigo busca identificar as razões que levam tantas mulheres à desistência da trajetória acadêmica por meio da aplicação de um questionário sobre a vivência feminina nos cursos de Tecnologia da Informação na Região Metropolitana de Belém. Para analisar as respostas do questionário, foram utilizados os softwares IRAMUTEQ e WEKA, aplicando algoritmos de análise de discurso, bem como mineração de dados para identificar padrões entre as respostas, e, posteriormente, identificar os motivos da evasão. 

Palavras-chave: Evasão, Gênero, Mineração de Dados, Análise de Discurso

Referências

DE PONTES, Maria Madalena Gomes; SILVA, Wanessa Paiva; DANTAS, Vanessa F.; COSTA, Thaíse K. L. Desafios no incentivo de meninas para a área de Computação. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), 2019.

DIGITALHOUSE. Mulheres brasileiras que fizeram história na área da tecnologia. 8 mar. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 abr. 2022.

FLORES, Barbara dos Santos. Uma análise preliminar da participação feminina em cursos na área da Computação da Grande Porto Alegre. Orientador: Karin Becker. 2013. 115 p. Monografia (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PIMENTA, Tatiana. Mulheres na tecnologia: os desafios femininos no setor, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 maio 2022.

ROMÃO, Wesley; NIEDERAUER, Carlos A. P.; MARTINS, Alejandro; TCHOLAKIAN, Aran; PACHECO, Roberto C. S.; BARCIA, Ricardo M. Extração de regras de associação em C&T: O algoritmo apriori. Artigo (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP) - Universidade Federal de Santa Catarina, 1999.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RAMOS, Ana Isabela M.; ARAÚJO, Fabíola O.. Questões de Gênero e a Evasão de Mulheres nos Cursos de Computação: Um Estudo de Caso na Região Metropolitana de Belém. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 239-244. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.223115.