A História da Ada Silva: Livro para Representatividade na Computação

  • Patrícia Araújo-de-Oliveira Unifap
  • Lorena Nunes Unifap
  • Maiara Priscila Lima dos Santos Unifap
  • Kamila Farias Unifap
  • Adrilana Oliveira Unifap

Resumo


A representatividade na Computação é um fator importante para o incentivo ao interesse pela área. Ainda se faz necessário um foco na desconstrução na representatividade desde a infância para que possamos ter mais diversidade na área. Este trabalho apresenta a construção de um livro que conta a história de uma protagonista feminina e negra, da Região Norte do Brasil, comumente colocada como coadjuvante ou ausente nos materiais atualmente encontrados.

Referências

Almanaque para Popularização de Ciência da Computação, Série 1 Informática Ética e Sociedade. Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe - RI/UFS, 2017. Disponível em: <https://ri.ufs.br/handle/riufs/8372>. Acesso em: 28 de março de 2023.

Butler, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade / Judith P. Butler; tradução Renato Aguiar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

Caseira, Fabiani Figueiredo; Magalhães, Joanalira Corpes. Meninas em carreiras de ciência e tecnologia: investigando alguns programas brasileiros. Seminário Internacional Fazendo Gênero, v. 11, 2017.

De Oliveira, Patrícia Araújo; Maciel, Aíla; Souza, Gabriela Felipa . Projeto Meninas na Computação UNIFAP: relato de experiência e desafios. In: Women In Information Technology (Wit), 14., 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 264-268. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11307.

França, Rozelma; Tedesco, Patrícia. Sertão. Bit: Um livro-jogo de difusão do pensamento computacional. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p. 278.

Frigo, L., Moro, F., Padilha, R., & Pozzebon, E. (2020). Meninas em Ação: Atividades Inspiradoras para Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais. In Anais do XIV Women in Information Technology, (pp. 60-69). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wit.2020.11276

Garcia, Gabryella; Farias, Sara; Silva, Maria ; Camargo, Letícia; Santana, Thalia; Braga, Ramayane; Braga, Adriano; Louzada, Natália. (2022). Fortalecendo Laços entre Egressas de Cursos de Tecnologia da Informação e um Projeto de Empoderamento Feminino. 56-66. 10.5753/wit.2022.223353.

Kubincová, Zuzana; Homola, Martin; Chen, Ming-Hsiu; Lu, Teng-Hui. (2020). Draw-A-Programmer Test And First Results In Slovakia. 4494-4501. 10.21125/edulearn.2020.1187.

MIT App Inventor. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/. Acesso em: 5 abr. 2023.

Moro, F. F.; Padilha, R. O.; Frigo, L. B.; Morales, A. S.; Ourique, F. O. The Influence of the Meninas Digitais UFSC Project on the Professional Life of Graduated Girls in Technology Undergraduate Courses. Journal on Interactive Systems, Porto Alegre, RS, v. 13, n. 1, p. 364–374, 2022. DOI: 10.5753/jis.2022.2846.

Movimento, Pela Base. Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC. Center for Curriculum Redesign, 2018.

O menino que descobriu o vento. Direção: Chiwetel Ejiofor. Elenco: Maxwell Simba, Chiwetel Ejiofor, Aïssa Maïga. EUA, Malawi, França, Reino Unido. Netflix, 2019. (1h 53 min.)

Reis, Cristina D’ávila; Paraíso, Marlucy Alves. “Normas de gênero em um currículo escolar: a produção dicotômica de corpos e posições de sujeito meninos-alunos”. Revista Estudos Feministas, vol. 22, no 1, abril de 2014, p. 237–56. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000100013.

Rodrigues, A. C. A., de Araujo Batista, E. D., dos Santos, C. D. F., da Silva, F. S., Gomes, G. S., de Carvalho Bento, R., ... & dos Santos, R. L. (2023). POR QUE NÃO TI? A BAIXA PARTICIPAÇÃO FEMININA EM CURSOS DE TI: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 4(1), e412565-e412565.

Santana, B. L.; Araujo, L. G. J.; Bittencourt, R. A. Computação e Eu : Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor, 2019. 137p. ISBN 978-65-901321-2-3.

Sassi, S. B.; Maciel, C.; Pereira, V. C. Revisão sistemática de estudos sobre computação desplugada na educação básica e superior de 2014 a 2020: tendências no campo: a systematic literature review of studies on unplugged computing in elementary/high school and higher education from 2014 to 2020: trends in the field. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 114, p. 10–30, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.114.10-30.

Scratch, Massachusetts Institute of Technology, National Science Foundation, S. F. E. and Foundation, L. Scratch. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 5 abr. 2023.

Silva, Isabel De Oliveira E.; Da Luz, Iza Rodrigues. “Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero”. Cadernos Pagu, no 34, junho de 2010, p. 17–39. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/S0104-83332010000100003.

Torres, K. B. V., Bernardes, R. M., de Queiros, P. S., Vieira, T. M., Felix, J. C., De Urzedo, A. P. F. M., ... & Mendes, T. T. (2017). Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia: ações voltadas para a educação básica. Expressa Extensão, 22(2), 140-156.

Vianna, Claudia; Finco, Daniela. “Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder”. Cadernos Pagu, no 33, dezembro de 2009, p. 265–83. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1590/S0104-83332009000200010.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO-DE-OLIVEIRA, Patrícia; NUNES, Lorena; SANTOS, Maiara Priscila Lima dos; FARIAS, Kamila; OLIVEIRA, Adrilana. A História da Ada Silva: Livro para Representatividade na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 13-24. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230519.