Análise da presença feminina no corpo docente e sua relação com o corpo discente feminino nos cursos de TIC

  • Laís Pisetta Van Vossen UDESC
  • Maria Teresa Silva Santos UDESC
  • Daniella Martins Vasconcellos UDESC
  • Guilherme Tomaselli Borchardt UDESC
  • Carlos Daniel Schmitt Bunn UDESC
  • Eric Carvalho da Silveira UDESC
  • Isabela Gasparini UDESC
  • Luciana Bolan Frigo UFSC

Resumo


Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, as mulheres são maioria dos docentes em todos os níveis de ensino em diversos países, no entanto, em cursos de Tecnologia da informação e Comunicação (TIC), essa realidade é diferente. Este estudo analisou dados do ensino superior brasileiro de 2015 a 2019 em universidades que oferecem apenas cursos de TIC. O objetivo foi avaliar o impacto de ter um corpo docente com mais mulheres na presença e evasão feminina nesses cursos. Os resultados indicam que há uma correlação positiva entre a maior porcentagem de professoras e uma maior quantidade de estudantes mulheres e a diminuição de sua evasão nos cursos.

Referências

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Publicado
06/08/2023
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VAN VOSSEN, Laís Pisetta; SANTOS, Maria Teresa Silva; VASCONCELLOS, Daniella Martins; BORCHARDT, Guilherme Tomaselli; BUNN, Carlos Daniel Schmitt; SILVEIRA, Eric Carvalho da; GASPARINI, Isabela; FRIGO, Luciana Bolan. Análise da presença feminina no corpo docente e sua relação com o corpo discente feminino nos cursos de TIC. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 36-45. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.229944.