Aproximando Meninas da Área de STEM com Iniciação a Robótica

  • Luiza Castilho Ereno UFSC
  • Ana Carolina Marcelino UFSC
  • Andrea Bordin UFSC
  • Luciana B. Frigo UFSC

Resumo


Este artigo descreve a experiência de desenvolvimento e aplicação de oficinas de robótica para alunas do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município de Araranguá/SC. A metodologia aplicada está descrita neste artigo de modo a ser aprimorada e replicada. A robótica se mostrou uma atividade muito motivadora para as meninas, principalmente para as mais jovens, que acabaram criando um vínculo com seus robôs desenvolvidos. Os desejos das alunas ao final de cada oficina foram de levar o robô para casa, para as crianças do ensino fundamental I e de permanecer em contato com a tecnologia com novas atividades para as do ensino fundamental II.

Referências

Alexandrino, N., Silva, C., Targa, C., and Conrado, D. (2021). Ps4w: Programa de inclusão jovem e feminina na Área tecnológica. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 204–210, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Araujo, A., Briceño, A. J. L., Silvestre, A. S. S., Castro, B. P., Castanho, C. D., Koike, C., Marcilio, F. S., Soares, H. E. F., Holanda, M., Sarmet, M. M., Oliveira, R. B., Oliveira, T. A., and Silva, T. P. (2022). Mundo bit byte a digital mobile game to disseminate female personalities that made history in computing. Journal on Interactive Systems, 13(1):419–429.

Campbell, C., Hobbs, L., Xu, L., McKinnon, J., and Speldewinde, C. (2022). Girls in stem: Addressing sdg 4 in context. Sustainability, 14(9).

dos Santos, T., Manenti, M., Pozzebon, E., and Frigo, L. (2016). Incentivando meninas do ensino médio a ingressarem nas áreas tecnológicas com curso de programação e robótica. In Anais do X Women in Information Technology, pages 43–46, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Marotti, J., Campos, F., Godinho, J., SantClair, G., Villela, F., Gomide, J., Oliveira, L. E., Becker, B., Laricchia, C., Siloto, D., Rocha, E., Estanislau, M., Martins, T., and Belmonte, V. (2021). Incentivando meninas nas ciências: um relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 300–304, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Martins, A., Silva, J., Santos, J., and Rebouças, A. (2019). Fatores que atraem e afastam as meninas de cursos da área de ti. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 114–118. SBC.

Mattos, G., da Silva, D., and Moreira, J. (2015). A utilização de kits de robótica como ferramenta para o ensino de programação à meninas do ensino médio. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 376–385, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Moro, F. F., Padilha, R. O., Frigo, L. B., Morales, A. S., and Ourique, F. O. (2022). The influence of the meninas digitais ufsc project on the professional life of graduated girls in technology undergraduate courses. Journal on Interactive Systems, 13(1):364–374.

Ribeiro, H., de Carli, I., Lima, M., Paiva, S., and Luciano, N. (2016). Trazendo meninas para a computação. In Anais do X Women in Information Technology, pages 100–104, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, C., da Silva, D., Roque, A., Lima, J., and Ben, M. (2019). Tecendo espaços e experiências no campo da robótica educacional para fomentar o interesse de meninas pela área de computação. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 09–18, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, C. and Filho, A. O. (2020). Robótica e interdisciplinaridade: Aprendizagem criativa atraindo meninas para a tecnologia. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 120–128, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Strauss, A. and Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed.

Williams, K. (2020). The engenheiras da borborema project: Schramm is working to create reference models for girls [pipelining: Attractive programs for women]. IEEE Women in Engineering Magazine, 14(1):27–29.

Yabas, D., Kurutas, B. S., and Corlu, M. S. (2022). Empowering girls in stem: Impact of the girls meet science project. School Science and Mathematics, 122(5):247–258.
Publicado
06/08/2023
ERENO, Luiza Castilho; MARCELINO, Ana Carolina; BORDIN, Andrea; FRIGO, Luciana B.. Aproximando Meninas da Área de STEM com Iniciação a Robótica. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 80-90. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.229939.