Autopercepção de Meninas do Ensino Básico em Relação às Carreiras de STEM
Resumo
Existem vários motivos para a baixa presença feminina nas Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática. A partir de um formulário original este estudo realizou uma análise qualitativa a fim de investigar a autopercepção de meninas do Ensino Básico em relação a fatores de importância na escolha da profissão. Entre os resultados, destacam-se que meninas percebem mais preconceito nas áreas de STEM e maior influência familiar para carreiras de cuidado, meninos percebem o justo oposto, demonstrando a clara discrepância de tratamento devido ao gênero atribuído.Referências
Almeida, F. H. d., & Melo-Silva, L. L. (2011). Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura. Psico-USF, 16(1), 75–85.
Banchefsky, S., Lewis, K. L., & Ito, T. A. (2019). The role of social and ability belonging in men’s and women’s pstem persistence. Frontiers in Psychology, 10.
Bandeira, D. R., Arteche, A. X., & Reppold, C. T. (2008). Escala de autopercepção de harter para adolescentes: um estudo de validação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(3), 341–345.
Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Prentice-Hall, Inc.
Chaer, G., Diniz, R. R. P., & Ribeiro, E. A. (2011). A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, 7(7), 251–266.
Costa, B. C. G., Gomes, C. M. A., & Fleith, D. d. S. (2017). Validade da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: autoconceito, autoeficácia, autoestima e valor. Avaliação Psicológica, 16, 87 – 97.
Faleiros, F., Käppler, C., Pontes, F. A. R., Silva, S. S. d. C., Goes, F. d. S. N. d., & Cucick, C. D. (2016). Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto Enfermagem, 25(4), e3880014.
Figueiredo, K. d. S., & Maciel, C. (2018). A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação. Revista de Educação Pública, 27(65/1), 365–384.
Gaudencio, E. K., & Quirino, R. (2021). O efeito tesoura: a participação feminina na pesquisa científica nas áreas de matemática. In Anais V Desfazendo Gênero. Campina Grande: Realize Editora.
Guo, J., Parker, P. D., Marsh, H. W., & Morin, A. J. S. (2015). Achievement, motivation, and educational choices: A longitudinal study of expectancy and value using a multiplicative perspective. Developmental Psychology, 51(8), 1163–1176.
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201–209.
Holanda, M., de Araújo, A. P. F., Silva, D. D., von Borries, G., Oliveira, R. B., Koike, C. M. C. C., & Castanho, C. D. (2021). Sense of belonging of female undergraduate students in introductory computer science courses at university of brasília in brazil. In IEEE Frontiers in Education Conference, (pp. 1–6).
Holanda, M., Ramos, G., Mourão, R., Araújo, A., & Walter, M. E. T. (2017). Percepção das meninas do ensino médio sobre o curso de computação no distrito federal do brasil. In Congreso de la Mujer Latinoamericana en Computación (LAWCC), (pp. 53–59).
Machado, C., Rachter, L., Schanaider, F., & Stussi, M. (2021). Women in the STEM Labor Market in Brazil. Tech. rep., Getulio Vargas Foundation.
Pittman, L. D., & Richmond, A. (2007). Academic and psychological functioning in late adolescence: The importance of school belonging. The Journal of Experimental Education, 75(4), 270–290.
Rodrigues, L. C., & Barrera, S. D. (2007). Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental. Psicologia em Pesquisa, 1(2), 41–53.
Silva, U. F., Ferreira, D. J., Ambrósio, A. P. L., & dos Santos Oliveira, J. L. (2022). Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, 48.
UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). UNESCO Office in Brasilia.
WEF (2016). The Global Gender Gap Report. Tech. rep., World Economic Forum. [link].
Zumbrunn, S., McKim, C., Buhs, E., & Hawley, L. R. (2014). Support, belonging, motivation, and engagement in the college classroom: a mixed method study. Instructional Science, 42, 661–684.
Banchefsky, S., Lewis, K. L., & Ito, T. A. (2019). The role of social and ability belonging in men’s and women’s pstem persistence. Frontiers in Psychology, 10.
Bandeira, D. R., Arteche, A. X., & Reppold, C. T. (2008). Escala de autopercepção de harter para adolescentes: um estudo de validação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(3), 341–345.
Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Prentice-Hall, Inc.
Chaer, G., Diniz, R. R. P., & Ribeiro, E. A. (2011). A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, 7(7), 251–266.
Costa, B. C. G., Gomes, C. M. A., & Fleith, D. d. S. (2017). Validade da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: autoconceito, autoeficácia, autoestima e valor. Avaliação Psicológica, 16, 87 – 97.
Faleiros, F., Käppler, C., Pontes, F. A. R., Silva, S. S. d. C., Goes, F. d. S. N. d., & Cucick, C. D. (2016). Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto & Contexto Enfermagem, 25(4), e3880014.
Figueiredo, K. d. S., & Maciel, C. (2018). A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação. Revista de Educação Pública, 27(65/1), 365–384.
Gaudencio, E. K., & Quirino, R. (2021). O efeito tesoura: a participação feminina na pesquisa científica nas áreas de matemática. In Anais V Desfazendo Gênero. Campina Grande: Realize Editora.
Guo, J., Parker, P. D., Marsh, H. W., & Morin, A. J. S. (2015). Achievement, motivation, and educational choices: A longitudinal study of expectancy and value using a multiplicative perspective. Developmental Psychology, 51(8), 1163–1176.
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2), 201–209.
Holanda, M., de Araújo, A. P. F., Silva, D. D., von Borries, G., Oliveira, R. B., Koike, C. M. C. C., & Castanho, C. D. (2021). Sense of belonging of female undergraduate students in introductory computer science courses at university of brasília in brazil. In IEEE Frontiers in Education Conference, (pp. 1–6).
Holanda, M., Ramos, G., Mourão, R., Araújo, A., & Walter, M. E. T. (2017). Percepção das meninas do ensino médio sobre o curso de computação no distrito federal do brasil. In Congreso de la Mujer Latinoamericana en Computación (LAWCC), (pp. 53–59).
Machado, C., Rachter, L., Schanaider, F., & Stussi, M. (2021). Women in the STEM Labor Market in Brazil. Tech. rep., Getulio Vargas Foundation.
Pittman, L. D., & Richmond, A. (2007). Academic and psychological functioning in late adolescence: The importance of school belonging. The Journal of Experimental Education, 75(4), 270–290.
Rodrigues, L. C., & Barrera, S. D. (2007). Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental. Psicologia em Pesquisa, 1(2), 41–53.
Silva, U. F., Ferreira, D. J., Ambrósio, A. P. L., & dos Santos Oliveira, J. L. (2022). Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, 48.
UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). UNESCO Office in Brasilia.
WEF (2016). The Global Gender Gap Report. Tech. rep., World Economic Forum. [link].
Zumbrunn, S., McKim, C., Buhs, E., & Hawley, L. R. (2014). Support, belonging, motivation, and engagement in the college classroom: a mixed method study. Instructional Science, 42, 661–684.
Publicado
06/08/2023
Como Citar
SILVA, Aline de Galés; PRADO, Renata Muniz; MORO, Mirella M.; ARAUJO, Aleteia.
Autopercepção de Meninas do Ensino Básico em Relação às Carreiras de STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 91-102.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230020.