Egressas de Cursos de Computação: o quê as influenciou a escolherem um curso na área?

  • Aline Vieira de Mello Unipampa
  • Vanessa Petró IFRS
  • Amanda Meincke Melo Unipampa
  • Alice Fonseca Finger Unipampa
  • Maiara Neri Bustamante Sá Unipampa

Resumo


Este artigo tem o objetivo de identificar aspectos que influenciaram na escolha de cursos na área da Computação a partir da análise das trajetórias pessoais e escolares de egressas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, desenvolvida com base no método exploratório, em que foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com egressas dos referidos cursos. A análise aponta o perfil socioeconômico das egressas entrevistadas, a trajetória escolar pregressa, bem como os principais aspectos relacionados à escolha de um curso na área de Computação. A partir dessa análise, evidencia-se a relevância de ações voltadas à divulgação da área na educação básica.

Referências

Alon, S. and DiPrete, T. (2015). Gender differences in the formation of a field of study choice set. Sociological Science, 2:50–81.

Alves, M. T. G., Soares, J. F., and Xavier, F. P. (2016). Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia, 4(7):49–82.

Bourdieu, P. (2009). Senso prático. Vozes.

Britto Júnior, Á. F. and Feres Júnior, N. (2012). A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Revista Evidência, 7(7).

Carvalhaes, F., S Senkevics, A., and Costa Ribeiro, C. (2022). A interseção entre renda, raça e desempenho acadêmico no acesso ao ensino superior brasileiro. Available at SSRN.

Fernandes, C. M. (2022). Ações afirmativas como política de combate às desigualdades raciais e de gênero na educação superior brasileira: Resultados das últimas décadas. Novos Olhares Sociais, 5(1):8–39.

Finger, A. F., Bordin, A. S., and de Mello, A. V. (2020). Perfil das egressas dos cursos de computação da unipampa: Uma análise da formação acadêmica e da atuação profissional. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 100–109. SBC.

Grings, J. A., Kaieski, N., and Nunes, P. (2018). Meninas do ensino médio: Quem quer estudar ti? In Anais do XII Women in Information Technology. SBC.

Holanda, M., Júnior, A. L., da Silva, E. H. M., Laterza, J., Araujo, A., Castanho, C., Koike, C., and Oliveira, R. B. (2022). Uma análise comparativa do desempenho em matemática entre gêneros nas provas do enem. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 145–156. SBC.

Macedo, M. M., Mattos, A. B., Vasconcelos, M., Martinazzo, A., and Lopes, R. (2018). Identificando influências na escolha de uma graduaçao em exatas: um estudo quali tativo e comparativo de gênero. In Anais do XII Women in Information Technology. SBC.

Medeiros, A., Ferreira, I. B., Fonseca, L., and Rolim, C. (2022). Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 122–132. SBC.

Neves, C. B. (2013). Trajetórias escolares, famílias e políticas de inclusão social no ensino superior brasileiro. ROMANELLI, G.; NOGUEIRA, MA; ZAGO, N. Família e Escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Editora Vozes, pages 278–310.

Nogueira, C. M. M., Nonato, B. F., Ribeiro, G. M., and Flontino, S. R. D. (2017). Promessas e limites: o sisu e sua implementação na universidade federal de minas gerais. Educação em Revista, 33.

Petró, V., Ferreira, V., Muller, R. L., Hahn, J. G., and Assmann, L. (2021). Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de ti. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 61–70, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rapkiewicz, C. E. (1998). Informática: domínio masculino? Cadernos Pagu, (10):169–200.

Ribeiro, K. and Maciel, C. (2020). Fatores de influência na escolha pela continuidade da carreira em computação pelas estudantes de ensino médio técnico em informática. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 40–49, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sidnei, S., Miranda, M., and de Paula, S. (2020). Por que as mulheres são minoria nos cursos de computação? um estudo de caso desta situação na cidade de ouro branco-mg. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 259–263, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Vargas, H. M. (2016). Interiorización de la educación superior pública: puntos de atención, ajustes y autonomía universitaria. Revista de Estudios Brasileños, 3(5).
Publicado
06/08/2023
MELLO, Aline Vieira de; PETRÓ, Vanessa; MELO, Amanda Meincke; FINGER, Alice Fonseca; SÁ, Maiara Neri Bustamante. Egressas de Cursos de Computação: o quê as influenciou a escolherem um curso na área?. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 113-123. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.229508.