ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina
Resumo
Os países da América latina e Caribe sofrem com a sub-representação de mulheres nas áreas de STEM e para resolver esse problema iniciativas, políticas e ações são criadas com frequência por diversos órgãos, sejam eles públicos ou privados. Porém, dados e informações de iniciativas, políticas e ações, não estão abertos, concentrados em algum local e nem sempre estruturados. Para reduzir esse problema e facilitar pesquisas que utilizam dados sobre mulheres em STEM, a rede de pesquisa internacional ELLAS foi criada e executa um projeto. O intuito do projeto é a criação de uma plataforma com tecnologias baseada em Web Semântica para estruturar e concentrar os dados do Brasil, Peru e Bolívia, inicialmente. Assim, esse artigo tem por objetivo apresentar as estratégias adotadas para o desenvolvimento desta plataforma.
Referências
Branisa, Boris; Cabero, Patricia; and Guzman, Indira, "The main factors explaining IT Career Choices of Female Students in Bolivia" (2021). AMCIS 2021 Proceedings. 30.
Brasil. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Disponível em: [link]. Acesso em: 04 abr. 2023.
Fensel, D., Şimşek, U., Angele, K., Huaman, E., Kärle, E., Panasiuk, O., ... and Wahler, A. (2020). Introduction: what is a knowledge graph?. Knowledge graphs: Methodology, tools and selected use cases, 1-10.
Gil, A. C. (2008). “Métodos e técnicas de pesquisa social”. São Paulo: Atlas.
Gindri, L., Araújo-de-Oliveira, P., Melo, A. M., Maciel, A., Vargas, K. D. A. R., Otokovieski, M. B. e dos Anjos, R. (2021, July). Mulheres na Computação: de Norte a Sul-Uma Ação de Extensão na Pandemia na Busca pela Integração das Diferentes Regiões do Brasil. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 101-110). SBC.
Guzman, I.; Berardi, R.; Maciel, C.; Cabero Tapia, P.; Marin-Raventos, G.; Rodriguez, N.; Rodriguez, M. (2020). Gender Gap in IT in Latin America. [Disponível em [link]
Hyvönen, E. (2020). Linked open data infrastructure for digital humanities in Finland. DHN 2020.
Isotani, S., and Bittencourt, I. I. (2015). Dados abertos conectados: em busca da web do conhecimento. Novatec Editora.
Maciel, C., Bim, S. A. and Figueiredo, K. S. (2018). “Digital Girls Program: Disseminating Computer Science to Girls in Brazil”. In: 40th International Conference on Software Engineering, GE@ICSE018, Gothenburg, Sweden.
Maciel, C., Guzman, I., Berardi, R., Caballero, B. B., Rodriguez, N., Frigo, L., Salgado, L., Jimenez, E., Bim, S. A. and Tapia, P. C. (2023) “Open Data Platform to Promote Gender Equality Policies in STEM”, In Proceedings of the Western Decision Sciences Institute (WDSI). April 2023. Portland Oregon, EUA.
de Mello, A. V., Finger, A. F., Gindri, L., and Melo, A. M. (2021). Mapeamento das ações realizadas pelos projetos parceiros do programa meninas digitais na regiao sul. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 91-100). SBC.
Noy, Natalya F., and Deborah L. McGuinness. "Ontology development 101: A guide to creating your first ontology." (2001).
Nunes, L. H. C., Reis, J. R., Paxiúba, C. M., Ponte, M. J., Nascimento, M. W., and Nascimento, R. P. (2020). Perfil dos Egressos de Computação do Interior da Amazônia no Mercado de Trabalho. In Anais do XIV Women in Information Technology (pp. 254-258). SBC.
Pereira, L. R. R., Souza e Silva, K., Nunes, E. P. S., Maciel, C. (2022). “Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM”. In: Women In Information Technology (WIT), 16, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 227-232. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.223162.
Ribeiro, K. da S. F. M. (2020). Gênero, Carreira e Formação: O Desenvolvimento da Carreira das Estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática. 2020. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso.
Torres Manrique, D. S., Pérez Portocarrero, A. J., Carrasco García, F. D., Navarro Véliz, A. N., Obeso Manrique, J. A., Canes Acosta, J. M., ... and Miñan Sánchez, L. F. (2021). Encuesta Nacional de Estudiantes de Educación Superior Universitaria 2019: principales resultados.