Investigando a inter-relacão entre gamificação, gênero e IHC feminista: uma revisão sistemática da literatura

  • Karine Alessandra Córdova UDESC
  • Ana Carolina Tomé Klock Tampere University
  • Isabela Gasparini UDESC

Resumo


Ao considerar a diversidade como um fator importante no desenvolvimento de soluções tecnológicas, pretende-se através de uma revisão sistemática da literatura, compreender como o gênero e perspectiva da Interacão Humano-Computador (IHC) feminista têm sido levados em conta no desenvolvimento de soluções gamificadas. O processo de revisão foi realizado nas bibliotecas digitais ACM e Web of Science com um total de 242 trabalhos encontrados, e após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 4 foram analisados e discutidos neste artigo. Os resultados revelam que não há um padrão de incorporação de gênero, porém, o contexto mais comum é o educacional, em que os principais elementos de jogos utilizados são a competição e os desafios.

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Publicado
06/08/2023
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CÓRDOVA, Karine Alessandra; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela. Investigando a inter-relacão entre gamificação, gênero e IHC feminista: uma revisão sistemática da literatura. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 159-170. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230541.