Investigando o desenvolvimento de soft skills em projetos parceiros do Programa Meninas Digitais: um estudo exploratório
Resumo
Os projetos parceiros do Programa Meninas Digitais (PMD) realizam diversas ações que impactam no desenvolvimento acadêmico e profissional de suas integrantes. Neste contexto, se destacam as habilidades interpessoais ou soft skills. Este trabalho investiga o desenvolvimento de soft skills em alunas e pessoas coordenadoras que participam dos projetos parceiros do PMD. Para coleta dos dados foi conduzido um survey. Uma análise temática foi realizada para identificação de evidências de soft skills desenvolvidas durante a atuação dos respondentes nos projetos. As ações realizadas pelos projetos participantes da pesquisa foram mapeadas. Os resultados mostram que as ações promovidas pelos projetos impactam no desenvolvimento de habilidades como auto direção, comunicação, trabalho em equipe, diversidade e responsabilidade social.
Referências
Brasscom (2021). Estudo da brasscom aponta demanda de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 de Maio de 2023.
Braun, V. and Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, 3(2):77–101.
Lelis, M. R. L., Rodrigues, M. E., da Paz, R., and Marques, A. B. (2023). Atuação nos projetos parceiros do programa meninas digitais e seu impacto no desenvolvimento acadêmico e profissional de alunas: um survey. Anais do Computer on the Beach, 14:109–116.
Marques, A., Pinheiro, V., Alencar, A., Branco, K., Alves, R., and Mendes, M. (2019). Unindo pesquisa e extensão para fortalecer a participação feminina em cursos de computação de uma universidade: Projeto meninas digitais do vale. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 31–40. SBC.
Marques, A. B., Ferreira, B., Lopes, A., and Silva, W. (2020). Stimulating the development of soft skills in software engineering education through design thinking. In Proceedings of the XXXIV Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 690–699.
Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., Viana, D., and Rivero, L. (2021). O impacto das atividades do grupo pet no aprimoramento de soft skills requeridos pelo mercado de computaçao do maranhao: Uma análise da visao dos discentes. In Anais do XXIX Workshop sobre Educaçao em Computaçao, pages 388–397. SBC.
Rabelo, D., Lopes, A., Mendes, W., Souza, C. d., Gama, K., Monteiro, D., and Pinto, G. (2022). The role of non-technical skills in the software development market. In Proceedings of the XXXIV Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 31–40. SBC.
Rodrigues, M. E. M., Maia, A. M. A., Rocha, M. d. S., de Oliveira, L. M. C., and Marques, A. B. (2022). Desenvolvimento de soft skills durante a atuação no projeto meninas digitais do vale: achados de uma retrospectiva. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 34–44. SBC.