Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico
Resumo
Com a crescente evasão no número de mulheres nos primeiros semestres da graduação dos cursos de Computação são necessárias ações que busquem mudar esse cenário. Assim, a realização de ações que visam a permanência de mulheres na Computação é de suma importância. Uma ação de mentoria acadêmica é proposta para engajar, apoiar e acolher alunas dos semestres iniciais de cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação de uma universidade. Esta pesquisa visa coletar e analisar o relato de treze alunas ingressantes que participaram da mentoria acadêmica, permitindo assim analisar a contribuição da mentoria na permanência das alunas, assim como coletar feedbacks dessa contribuição. Partindo disso, ações futuras foram sugeridas, assim como a permanência de ações já realizadas.Referências
Beaubouef, T. and Zhang, W. (2011). Where are the women computer science students? Journal of Computing Sciences in Colleges, 26(4):14–20.
Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory, 4th edn sage publications. Thousand Oaks.
de La Salles, W. F., de Fátima Santos, M., de Almeida Ribeiro, P. R., and Ferreira, M. S. (2022). Ações de interação universidade-empresa como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de stem.
de Santana, L. I. D. and Silva, V. M. L. (2020). Projeto mulheres na computação–ufersa: um relato das ações realizadas e seus impactos na comunidade pau dos ferros. Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), (4).
Insper (2022). Por que o mercado de tecnologia precisa de mais mulheres. Disponível em: [link].
Rocha, M. d. S., Branco, K. C., Oliveira, A. L. S., de Oliveira, L. M., Fiori, M. V. S., Rabelo, J. d. H., and Marques, A. B. (2021). Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de computação: Um estudo qualitativo. In Anais do xv women in information technology, pages 210– 219. SBC.
Corbin, J. and Strauss, A. (2014). Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory, 4th edn sage publications. Thousand Oaks.
de La Salles, W. F., de Fátima Santos, M., de Almeida Ribeiro, P. R., and Ferreira, M. S. (2022). Ações de interação universidade-empresa como forma de minimizar a evasão das mulheres nos cursos de stem.
de Santana, L. I. D. and Silva, V. M. L. (2020). Projeto mulheres na computação–ufersa: um relato das ações realizadas e seus impactos na comunidade pau dos ferros. Anais do Encontro de Computação do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), (4).
Insper (2022). Por que o mercado de tecnologia precisa de mais mulheres. Disponível em: [link].
Rocha, M. d. S., Branco, K. C., Oliveira, A. L. S., de Oliveira, L. M., Fiori, M. V. S., Rabelo, J. d. H., and Marques, A. B. (2021). Uma análise sobre a importância de um projeto com ações direcionadas ao acolhimento de ingressantes de cursos de computação: Um estudo qualitativo. In Anais do xv women in information technology, pages 210– 219. SBC.
Publicado
06/08/2023
Como Citar
TELES, Marina Azevedo Ximenes; SARAIVA, Larissa Santos; FREIRES, Maria Isabele de O.; ROCHA, Marina da S.; MARQUES, Anna Beatriz.
Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 194-204.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230784.