Paridade de Gênero no Ensino Superior em STEM no Brasil: uma análise de 10 anos

  • Luciana Maria Azevedo Nascimento UFRJ
  • Yuri Oliveira de Lima UFRJ
  • Carlos Eduardo Barbosa UFRJ / Marinha do Brasil
  • Luis Felipe Coimbra Costa UFRJ
  • Ana Moura Santos Universidade de Lisboa
  • Larissa Galeno UFRJ
  • Geraldo Bonorino Xexéo UFRJ
  • Jano Moreira de Souza UFRJ

Resumo


Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) são áreas cruciais para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil que sofrem com a falta de diversidade. Neste artigo, analisamos a participação feminina no Ensino Superior em STEM de 2010 a 2019 usando a metodologia SAGA da UNESCO. Os resultados mostram que a participação feminina em STEM aumentou de 29,5% para 33,7% no período. Nesse ritmo, levaria 24 anos para atingir o limite mínimo de paridade (45%). Concluímos que, mesmo com mudanças positivas no período, o Ensino Superior em STEM no Brasil ainda apresenta desafios consideráveis de igualdade de gênero que demandam a atenção de diversos atores sociais para melhorarem de forma mais acelerada.

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Publicado
06/08/2023
NASCIMENTO, Luciana Maria Azevedo; LIMA, Yuri Oliveira de; BARBOSA, Carlos Eduardo; COSTA, Luis Felipe Coimbra; SANTOS, Ana Moura; GALENO, Larissa; XEXÉO, Geraldo Bonorino; SOUZA, Jano Moreira de. Paridade de Gênero no Ensino Superior em STEM no Brasil: uma análise de 10 anos. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 217-227. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.229472.