Por mais Mulheres na Ciência e na Tecnologia: ação formativa com abordagem STEAM na Educação Básica

  • Waleska Gonçalves de Lima UFMT
  • Giseli Duardo Maciano UFMT
  • Alessandra Ferreira dos Santos UFMT
  • Leihge Roselle Rondon Pereira UFMT
  • Helena Cristina Dias Magalhães UFMT
  • Sabrina Bourscheid Sassi UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT
  • Eunice Pereira dos Santos Nunes UFMT

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento de ação formativa realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em quatro escolas da rede estadual de Mato Grosso. Esta ação é fruto de um projeto que tem como foco a abordagem STEAM na Educação Básica. Os resultados indicam avaliações positivas quanto às atividades desenvolvidas e metodologia utilizada, com dinâmicas, práticas e acolhimento. Entretanto, como melhoria indica-se a ampliação de debate com estudantes, formação continuada para professores, melhores infraestruturas das escolas e suporte da política educacional, de modo a possibilitar práticas STEAM mais ampliadas e integradas à proposta pedagógica das escolas.

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Publicado
06/08/2023
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LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIANO, Giseli Duardo; SANTOS, Alessandra Ferreira dos; PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; MAGALHÃES, Helena Cristina Dias; SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Por mais Mulheres na Ciência e na Tecnologia: ação formativa com abordagem STEAM na Educação Básica. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 239-250. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230577.