Promovendo a Participação Feminina em STEM na Educação Básica: Projeto Meninas!

  • Andreia Marini IFPR
  • Heloise Acco Tives IFPR
  • Isa de Fatima Sarda Muler Colégio Estadual Dom Carlos
  • Gricel de Oliveira Colégio Estadual Alto da Glória

Resumo


A grande disparidade de gênero e a falta de inclusão de mulheres nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) podem ter custos enormes e sustentar desigualdades econômicas e sociais no futuro. Este artigo descreve um projeto que buscou sensibilizar e incluir meninas da educação básica em áreas científicas, digitais e de exatas, tornando a importância da mulher mais visível em diferentes contextos sociais, por meio de rodas de conversa, oficinas, mobilização em rede social, entre outras. As participantes relataram satisfação e aprendizado em todas as atividades realizadas. No entanto, ainda há muito a ser feito para que as meninas se sintam motivadas e seguras para acessar áreas tidas como predominantemente masculinas.

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Publicado
06/08/2023
MARINI, Andreia; TIVES, Heloise Acco; MULER, Isa de Fatima Sarda; OLIVEIRA, Gricel de. Promovendo a Participação Feminina em STEM na Educação Básica: Projeto Meninas!. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 272-281. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230598.