Conhecendo mulheres cientistas a partir de jogos

  • Lara M. Lopes IFB
  • Lilian Verino IFB
  • Alice P. M. da Silva IFB
  • Camila R. Crisostomo IFB
  • Aynoã P. Matos IFB
  • Maria Fernanda Itacarambi IFB
  • Christine R. Lourenço IFB
  • Sylvana Karla S. L. Santos IFB

Resumo


A presença feminina nas ciências carece de divulgação para que o conhecimento sobre mulheres e seus feitos sirvam de inspiração para outras que queiram seguir a carreira científica. Este trabalho descreve a proposta de um grupo de extensão, composto por meninas do ensino médio, para a criação de dois jogos com o objetivo de dar visibilidade às histórias de mulheres nas áreas STEAM. Os jogos foram apresentados durante um evento nacional e percebeu-se boa aceitação do público, embora muitas das personalidades femininas mencionadas sejam ainda desconhecidas, tornando necessárias mais discussões ligadas às desigualdades de gênero nas ciências.

Referências

Angeli, S., Gasparini, I., Bim, S. A. (2020) Colocando as cartas na mesa: apresentando as Mulheres na Ciência por meio de um jogo. In: Anais do XIV Women In Information Technology, Cuiabá, Brasil. p. 184-188. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11291.

Briceño, A. J. L. et al. (2021). Mundo Bit Byte: Um jogo digital para disseminar o conhecimento sobre personalidades femininas na Computação. In: Anais do XV Women In Information Technology, Evento Online. p. 121-130. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15848.

Dias, J., Guterres Dias, J. and Ferreira Lima, E. (2019). Cientistas do Pampa: impulsionando a atuação de mulheres na ciência. In: Anais do XI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa, Bagé, Brasil. ISSN 2317-3203.

Milson, A. L. S. et al. (2020). Elas na Ciência: Website com Jogos para Divulgar Personalidades Femininas. In: Anais do XIV Women In Information Technology, Cuiabá, Brasil. p. 10-19. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11271.

Ministério da Educação MEC (2022). Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp Acesso em: 03 mar. 2023.

Santana, E. B. et al. (2022). Mulheres Cientistas: um varal de histórias e protagonismos. Revista Diversidade e Educação, 9(2), p. 757–771. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13058.

Santos, J. C. O. e Figueiredo, K. S. (2016). Computasseia: um jogo para o ensino de História da Computação. In: Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, Brasil. p. 2026-2035. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2016.9646.

Santos, P., Lopes, G. M., Oliveira, A. B., Santos, P. R., and Mello, A. V. (2016). Jogo Mulheres na Computação: uma forma de divulgar o protagonismo feminino. In: Anais do VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa, Bagé, Brasil. ISSN 2317-3203.

Santos, S. K. S. L. (2021). Análise da Participação de Meninas e Mulheres no Ensino Médio em Informática do Instituto Federal de Brasília. In: Anais do XV Women In Information Technology. Online. p. 270-274. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15864.

Silva, J. V. et al. (2021). A criação de jogos para o ensino de computação: uma análise comparativa. In: Anais do VI Workshop-Escola de Informática Teórica (WEIT). Online, p. 1-8. DOI: https://doi.org/10.5753/weit.2021.18915.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Lara M.; VERINO, Lilian; SILVA, Alice P. M. da; CRISOSTOMO, Camila R.; MATOS, Aynoã P.; ITACARAMBI, Maria Fernanda; LOURENÇO, Christine R.; SANTOS, Sylvana Karla S. L.. Conhecendo mulheres cientistas a partir de jogos. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 340-345. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.229517.