Oficina de Robótica com Arduino para Alunas do Ensino Médio da Rede Pública: um Relato de Experiência

  • Elian Vitor de Oliveira Castro IFMA
  • Steffane de Oliveira Castro IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA
  • Thiago Paiva Freire IFMA

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a oficina de Robótica com Arduino, que visa difundir a robótica para as alunas do ensino médio da Rede Pública de Ensino da cidade de Imperatriz, proporcionando as mesmas, trabalhar com componentes básicos, tais como microcontroladores, motores, circuitos, sensores e algumas peças 3D, bem como desmistificar e aproximá-las das atividades desenvolvidas por profissionais da área de computação. Busca-se também disseminar a importância da participação feminina nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Como resultados constatou-se um grande sucesso entre as alunas, sobretudo no quesito motivação com os estudos e para ingressar em cursos superiores da área de exatas.

Referências

BERTOLETI, Pedro. Construa seu robô que desvia de obstáculos com Arduino. FilipeFlop, Florianópolis/SC. 14 de agosto de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 de setembro de 2022.

CAMPOS, Gláucia MM; DE MELO, Ana Cecília M. Maria Bonita nas Ciências:: um projeto para divulgar Ciências às meninas de escolas públicas. In: Anais do XIV Women in Information Technology. SBC, 2020. p. 50-59.

MEDEIROS, Luciano Frontino; WUNSCH, Luciana Priscila. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. v. 26, n. 2, Passo Fundo, p. 456-480, maio/ago. 2019.

PEREZ, Anderson Luiz Fernandes et al. Uso da Plataforma Arduino para o Ensino e o Aprendizado de Robótica. In: International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning. 2013.

SANTANA, Victoria et al. É COISA DE MENINA: uma iniciativa para atrair meninas de escolas públicas em áreas de risco para cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática. In: Anais da XI Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. SBC, 2018. p. 111-114.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Elian Vitor de Oliveira; CASTRO, Steffane de Oliveira; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo; FREIRE, Thiago Paiva. Oficina de Robótica com Arduino para Alunas do Ensino Médio da Rede Pública: um Relato de Experiência. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 358-363. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230336.