Oficina de Robótica com Arduino para Alunas do Ensino Médio da Rede Pública: um Relato de Experiência
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a oficina de Robótica com Arduino, que visa difundir a robótica para as alunas do ensino médio da Rede Pública de Ensino da cidade de Imperatriz, proporcionando as mesmas, trabalhar com componentes básicos, tais como microcontroladores, motores, circuitos, sensores e algumas peças 3D, bem como desmistificar e aproximá-las das atividades desenvolvidas por profissionais da área de computação. Busca-se também disseminar a importância da participação feminina nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Como resultados constatou-se um grande sucesso entre as alunas, sobretudo no quesito motivação com os estudos e para ingressar em cursos superiores da área de exatas.
Referências
CAMPOS, Gláucia MM; DE MELO, Ana Cecília M. Maria Bonita nas Ciências:: um projeto para divulgar Ciências às meninas de escolas públicas. In: Anais do XIV Women in Information Technology. SBC, 2020. p. 50-59.
MEDEIROS, Luciano Frontino; WUNSCH, Luciana Priscila. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. v. 26, n. 2, Passo Fundo, p. 456-480, maio/ago. 2019.
PEREZ, Anderson Luiz Fernandes et al. Uso da Plataforma Arduino para o Ensino e o Aprendizado de Robótica. In: International Conference on Interactive Computer aided Blended Learning. 2013.
SANTANA, Victoria et al. É COISA DE MENINA: uma iniciativa para atrair meninas de escolas públicas em áreas de risco para cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática. In: Anais da XI Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações. SBC, 2018. p. 111-114.