Computação para Meninas: Pensamento Computacional com o apoio de interface tangível

  • Maria Adriana V. Lima UFU
  • Ana Barbara C. Conti UFU
  • Ana Julia A. F. Silvério UFU
  • Ana R. Silvério UFU
  • Gabriel C. B. S. Amaral UFU
  • Gabriel C. Freitas UFU
  • Jhully V. N. Leite UFU
  • Laura B. Moreira UFU

Resumo


Este artigo apresenta um projeto de extensão com o propósito de ofertar um minicurso de Pensamento Computacional voltado às meninas do ensino médio de uma escola pública. O objetivo é incentivar a formação de meninas nas carreiras de computação e divulgar os cursos de graduação em Computação oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia. De forma concorrente às atividades desplugadas de Pensamento Computacional, foi proposto o uso da Sphero Mini, uma esfera robótica programável, como interface tangível de experimentação. O projeto teve a participação de 7 graduandos voluntários que atuaram na identificação da viabilidade da proposta, produção de conteúdo e como monitores. Foram ofertadas 20 vagas para alunas do primeiro ano do ensino médio.

Referências

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Publicado
06/08/2023
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LIMA, Maria Adriana V.; CONTI, Ana Barbara C.; SILVÉRIO, Ana Julia A. F.; SILVÉRIO, Ana R.; AMARAL, Gabriel C. B. S.; FREITAS, Gabriel C.; LEITE, Jhully V. N.; MOREIRA, Laura B.. Computação para Meninas: Pensamento Computacional com o apoio de interface tangível. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 364-369. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230487.