Professoras de Tecnologia da Informação nas Universidades Federais: um panorama da região Centro-Oeste do Brasil

  • Ana Clara do Valle IFMT
  • Gabrielly Luíza Trajano Soares IFMT
  • Elloá Fonseca Lima IFMT
  • João Gabriel Rocha Silva IFMT
  • Maria Júlia Marques Schettini CEFET-MG

Resumo


Mesmo com a relevância na história da Computação, as mulheres ainda são minoria em cursos de graduação na área, consequentemente no mercado de trabalho e na academia. Nesse sentido, uma hipótese para o caso consiste no baixo índice de professoras que atuam na formação das discentes desses cursos nas universidades. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um panorama da relação entre os gêneros dos professores da Área de Tecnologia da Informação (TI) que atuam nas Universidades Federais (UFs) da Região Centro-Oeste do Brasil. Nesse sentido, foram utilizados recursos de análise de dados e visualizações gráficas para coletar e avaliar as informações dos docentes, como: sexo biológico, titulação e universidade de atuação. Resultados indicam uma ampla diferença, cerca de três vezes maior, entre os homens e mulheres que atuam em cursos de TI nas UFs da região examinada.

Referências

BRASIL. (2019). Resumo técnico: Censo da educação básica 2019. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), (1).

Medeiros, A., Ferreira, I. B., Fonseca, L., and Rolim, C. (2022). Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 122–132. SBC.

Menezes, J. S., de Santana, C. O., Fraga, L. S., Bezerra, K. G., and Matias, A. B. S. (2022). Uso do caderno de atividades desplugadas durante a pandemia: Um relato de experiência. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 257–262. SBC.

Olinto, G. (2011). A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no brasil. Inclusão Social, 5(1).

Pereira, J., de Moura, L., Coelho, N., Montes, G., Magesti, I. O., and Coelho, A. (2020). Uma análise da participação das mulheres nos cursos técnico em informática e ciência da computação do instituto federal do sudeste de minas gerais. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 139–148, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., and Santos, N. (2019). Um panorama da atuação da mulher na computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 1–10. SBC.

Rodrigues, A. C. A., de Araujo Batista, E. D., dos Santos, C. D. F., da Silva, F. S., Gomes, G. S., de Carvalho Bento, R., de Carvalho Bento, R., Chaves, M. J. S. F., and dos Santos, R. L. (2023). Por que não ti? a baixa participação feminina em cursos de ti: Uma revisão sistemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 4(1):e412565–e412565.

Romano, S. M. V., Espíndola, M. G., and dos Santos, T. N. (2020). A discriminação de gênero na ti e seus impactos na sociedade. Revista Processando o Saber, 12:146–162.
Publicado
06/08/2023
VALLE, Ana Clara do; SOARES, Gabrielly Luíza Trajano; LIMA, Elloá Fonseca; SILVA, João Gabriel Rocha; SCHETTINI, Maria Júlia Marques. Professoras de Tecnologia da Informação nas Universidades Federais: um panorama da região Centro-Oeste do Brasil. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 382-387. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230543.