Análise do comportamento social das estudantes nas turma do curso técnico em Informática de uma Instituição Pública Federal de Ensino utilizando Redes Complexas
Resumo
Ainda que com grande marca e importância histórica na área de informática, as mulheres são minoria em diversos âmbitos da computação, inclusive entre as discentes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da área de tecnologia da informação. Compreender os motivos pelos quais esse fenômeno acontece e buscar estratégias para mitigar a situação são problemas de alto interesse e necessidade da comunidade científica. Nesse sentido, neste trabalho desenvolvemos redes de amizades das 6 turmas do curso técnico em informática no Instituto Federal do Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste buscando compreender como as estudantes estabelecem suas relações e se portam nas turmas. Para obtenção das redes de amizade das turmas a tecnologia de redes complexas foi utilizada. Resultados apontam que as mulheres são minoria em número em todas as turmas analisadas e seus comportamentos apontam tendências de agrupamentos femininos, na maioria das turmas.
Referências
Blondel, V. D., Guillaume, J.-L., Lambiotte, R., and Lefebvre, E. (2008). Fast unfolding of communities in large networks. Journal of statistical mechanics: theory and experiment, 2008(10):P10008.
Concatto, F., Rese, A. L. R., de Santiago, R., Dazzi, R. L. S., and da Rocha Fernandes, A. M. (2020). Investigação quanto ao papel de círculos sociais no desempenho discente no ensino superior utilizando análise de redes complexas. Anais do Computer on the Beach, 11(1):206–213.
da Costa, R. M. and Bergamaschi, S. (1981). O perfil do profissional de informática na região de bauru. MIMESIS, 1982(1998):25.
IBGE, I. B. d. G. e. E. (2021). Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. IBGE, Rio de Janeiro.
Lima, M. P. (2013). Women in computer science. Revista Estudos Feministas, 21(03):793–816.
Metz, J., Calvo, R., Seno, E. R. M., Romero, R. A. F., and Liang, Z. (2007). Redes complexas: conceitos e aplicações.
Pereira, J., de Moura, L., Coelho, N., Montes, G., Magesti, I. O., and Coelho, A. (2020). Uma análise da participação das mulheres nos cursos técnico em informática e ciência da computação do instituto federal do sudeste de minas gerais. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 139–148, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Pinto, J. d. C. A. (2016). Desempenho acadêmico e fatores socioeconômicos: uma análise no ensino médio integrado do ifba/campus barreiras.
Rago, M. (1998). Epistemologia feminista, gênero e história. Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Ed. Mulheres, pages 25–37.
Santana, M. d. P. O. et al. (2009). Atuação feminina em profissões consideradas masculinas: O caso da informática.