O protagonismo de meninas e mulheres no desenvolvimento de tecnologias assistivas com robótica

  • Kamylla Milena Voltoni dos Santos UFMT
  • Fernanda Andrade Pereira Marques UFMT
  • Thais Reggina Kempner UFMT
  • Eunice Pereira dos Santos Nunes UFMT
  • Luciana Correia Lima de Faria Borges UFMT

Resumo


Com o propósito de incentivar mais mulheres a entrarem em ramos de engenharia e computação, este trabalho apresenta a experiência de alunas de graduação da UFMT e de professoras orientadoras em um projeto de iniciação científica que possui uma grande quantidade de pesquisadoras mulheres em seu desenvolvimento e que tem como objetivo construir a segunda versão do robô Otto, um brinquedo terapêutico que serve como intermediador em terapias com crianças autistas, trazendo cada passo percorrido para o desenvolvimento acadêmico e profissional das alunas e professoras, além de cada obstáculo enfrentado, mostrando que apesar das adversidades é possível sim ser uma mulher que atua em áreas relacionadas a tecnologia.

Referências

Follone, A. (2020). A desigualdade de gênero nas carreiras de tecnologia: A baixa representatividade feminina na área de TI. [link].

IBGE (2019). Diferença cai em sete anos, mas mulheres ainda ganham 20,5% menos que homens. Agência IBGE notícias.

IBGE (2021). Conheça o Brasil: Quantidade de homens e mulheres. [link].

Rebouças, G., Kempner, T., Nunes, E., Borges, L. (2021). Modelagem 3D do Robô Otto para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Faculdade de Engenharia de Várzea Grande, Instituto de Computação - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ribeiro, K., Azevedo, J., Maciel, C., Bim, S. (2019). Uma análise de gênero a partir de dados da Sociedade Brasileira de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13., Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 159-163.

Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., Santos, N. (2019). Um Panorama da Atuação da Mulher na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13., Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. 1-10.

The Washington Post. (2023). Gender equality is ‘300 years away,’ U.N. chief warns. [link].
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Kamylla Milena Voltoni dos; MARQUES, Fernanda Andrade Pereira; KEMPNER, Thais Reggina; NUNES, Eunice Pereira dos Santos; BORGES, Luciana Correia Lima de Faria. O protagonismo de meninas e mulheres no desenvolvimento de tecnologias assistivas com robótica. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 399-404. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230627.