Relato de experiência “Oficinas +Meninas”: divulgando a área de computação para alunas do ensino fundamental II
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência de três oficinas que abordam temas de tecnologia e que foram executadas para divulgar a área da computação para alunas do oitavo e nono ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que atividades práticas, tal como o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, são mais efetivas e oferecem uma visão diferente e motivadora. No final, todas as alunas afirmaram ter como possibilidade de escolha profissional um curso da área de computação.
Referências
Google (2010). Mit app inventor. Disponível em: https://appinventor.mit.edu/. Acessado em 27 de março de 2022.
Milson, A. L. S., Ribeiro, I. M. C., Andrade, I. A., Gonçalves, J. M., Laboissiere, L. M., Ferreira, M. D., Dalip, D. H., Brandão, M. A., and Moro, M. M. (2020). Elas na ciência: Website com jogos para divulgar personalidades femininas. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 10–19. SBC.
Paula, S., Gama, R., Melo, I., Dias, A., Terra, D., and Cheloni, L. (2021). vai, meninas! uma iniciativa para fomentar a participação das mulheres nos cursos da área de tecnologia da informação. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 365–369, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
SBC (2011). Programa meninas digitais. Disponível em: https://meninas.sbc.org.br/. Acessado em 27 de março de 2022.
Scratch (2016). Scratch – imagine, program, share. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acessado em 27 de março de 2022.
Silva, L. A., de Faria, A. C. L., and Teixeira, E. C. (2021). Desigualdade racial no mercado de trabalho formal brasileiro. Humanas Sociais & Aplicadas, 11(30):51–67.