O Cientista ou A Cientista? Reflexões sobre o Impacto dos Estereótipos de Gênero sobre as Escolhas Profissionais de Alunas do Ensino Médio
Resumo
Os estereótipos de gênero limitam as escolhas profissionais das mulheres, que crescem acreditando que algumas profissões são mais adequadas para homens, e não existe espaço para as mulheres. Uma destas áreas é a Tecnologia. Este trabalho investiga a percepção de alunas do ensino médio sobre a identidade de um cientista, e reflete sobre as implicações em suas escolhas de carreiras. Foi usada uma metodologia ativa onde 72 alunas de três escolas do interior do estado representaram uma “pessoa cientista” através de desenhos à mão, nome e sexo. Nestas representações 79,2% identificaram “cientista” como uma pessoa do sexo masculino, o que corrobora o viés de gênero das estudantes em relação às carreiras na ciência.
Referências
Bourdieu, Pierre. (1991). Language and Symbolic Power. Harvard Univ Press.
Cunha, U. F. C., Rambo, M. k. D. Miranda, Cynthia. (2020). Mulheres nas Ciências Exatas e Tecnologias: Um Olhar Para a Universidade Federal Do Tocantins – UFT Na Perspectiva De Gênero.
Müller, M. (2011). Iconography and Iconology as a Visual Method and Approach. In: E. Margolis, & L. Pauwels, The SAGE Handbook of Visual Research Methods. London: Sage.
Rocha, E. C. F. Relações entre habitus e fluência tecnológica: uma leitura a partir de Bourdieu. (2011). Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/180925. Acesso em: 19 mar. 2023.
Rocha, J. A.; Lima, J. P. M. (2021) Estereótipos sobre a Química de alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado de Sergipe. Scientia Plena 11, 067204.
Setton, M. da G. J. (2002). A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, (20), 60-70. doi:10.1590/S1413-24782002000200005.
Uchoa, A. G. F., & Godoi, C. K. (2016). Metodologias Qualitativas de Análise de Imagens: origem, historicidade, diferentes abordagens e técnicas. In Anais do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais.
Yates, J., & Plagnol, A. C. (2022). Female computer science students: A qualitative exploration of women’s experiences studying computer science at university in the UK. Education and Information Technologies, 27(3), 3079-3105.