Rodas de Conversa como Instrumento para a Participação de Mulheres nas STEM: Relato de Experiência

  • Aysa Mara Roveri Arcanjo IFSP
  • Elisandra Aparecida Alves da Silva IFSP
  • Nadia Maria Cecilia de Lima IFSP

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência de rodas de conversa, realizadas com o objetivo de colaborar para permanência de estudantes mulheres de cursos da área de STEM, por meio da promoção de espaços de reflexão e discussão sobre diversidade, estereótipos e papéis de gênero, desigualdades étnico-raciais e a participação de mulheres em espaços majoritariamente masculinos. As 11 atividades, que foram integrantes de um projeto de extensão, foram realizadas durante o ano letivo de 2021 e 2022, uma vez por mês, em formato remoto e presencial. Foi possível contribuir para o compartilhamento de ideias sobre assuntos fundamentais no contexto escolar, ligados à exclusão devido ao gênero.

Referências

Boffi, L. C and Oliveira-Silva, L. C. (2021). Enfrentando as estatísticas: estratégias para permanência de mulheres em STEM. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 14, n. spe, p. 1-27.

Cech, E. A and Waidzunas T. J. (2021). Systemic inequalities for LGBTQ professionals in STEM. Sci. Adv, 7: eabe0933.

Nguyen T. H., Gasman, M., Lockett A. W., and Peña, V. (2021). Supporting Black women's pursuits in STEM. J Res Sci Teach, v. 58: p. 879-905.

Olinto, G. (2011). A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inc. Soc., Brasília, v.5, n.1, p. 68-77.

Oliveira-Silva, L. C and Parreira, V. A. D (2022). Barreiras e enfrentamentos de mulheres em carreiras predominantemente masculinas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n. 1.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) (2022). Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens à área de STEM no Brasil. Brasília: UNESCO.

Saavedra, L., Taveira, M. C. and Silva, A. D. (2010). A sub-representatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: Factores explicativos e pistas para a intervenção. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 1, p. 49-59.

Sígolo, V. M., Gava, T. and Unbehaum, S. (2022). Equidade de gênero na educação e nas ciências: novos desafios no Brasil atual. Cadernos Pagu, n. 63, e216317.

Tonini, A. M. and de Araújo, M. T. (2019). A participação das mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Revista de Ensino de Engenharia, v. 38, n. 3, p. 118-125.
Publicado
06/08/2023
ARCANJO, Aysa Mara Roveri; SILVA, Elisandra Aparecida Alves da; LIMA, Nadia Maria Cecilia de. Rodas de Conversa como Instrumento para a Participação de Mulheres nas STEM: Relato de Experiência. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 440-445. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230851.