Aprendendo através de jogos: Relato de experiência de uma oficina para o desenvolvimento de jogos 2D com meninas no projeto de extensão Mermãs Digitais

  • Vinícius Schineider Januário Viana IFMA
  • Yasmin Milhomem de Oliveira IFMA
  • Gabriel Vieira Lima IFMA
  • Lailla Galeno da Silva IFMA
  • Simone Azevedo Bandeira de Melo Aquino IFMA
  • Thiago Paiva Freire IFMA

Resumo


No Brasil, apenas 29,8% dos desenvolvedores de jogos são mulheres [Fortim 2022]. Para promover maior inclusão e incentivar a participação feminina nesta área, este artigo apresenta um relato de experiência de uma oficina introdutória ao desenvolvimento de jogos para meninas do projeto de extensão Mermãs Digitais utilizando o ambiente de criação Godot e programação baseada em GDScript. Os resultados apontaram para uma interação positiva entre os alunos e a observação de seu papel criativo na produção de seus trabalhos. Como resultado, a oficina se mostrou uma ação importante para a inclusão de mulheres no desenvolvimento de jogos.

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Publicado
06/08/2023
VIANA, Vinícius Schineider Januário; OLIVEIRA, Yasmin Milhomem de; LIMA, Gabriel Vieira; SILVA, Lailla Galeno da; AQUINO, Simone Azevedo Bandeira de Melo; FREIRE, Thiago Paiva. Aprendendo através de jogos: Relato de experiência de uma oficina para o desenvolvimento de jogos 2D com meninas no projeto de extensão Mermãs Digitais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 457-462. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230921.