Programa “Servidoras que Transformam” - Cursos de Formação Intensiva em Programação Python para Servidoras Públicas: Um Relato de Experiência
Resumo
Neste relato de experiência, é apresentado o programa “Servidoras que Transformam”, cujo objetivo é ensinar lógica de programação do zero para mulheres do serviço público federal e conduzi-las ao uso de Análise de Dados em seus ambientes de trabalho usando a linguagem de programação Python. O programa é uma iniciativa pioneira dentro do contexto do serviço público, realizado pela ENAP. A organização do programa se dá através de reuniões estruturadas de planejamento entre as coordenadoras e professoras participantes. Os feedbacks coletados através de pesquisas usando formulários, depoimentos escritos e verbais atestam o sucesso do projeto e moldam os próximos passos desta iniciativa.Referências
Brasscom (2020). Mulheres são minoria no setor de tecnologia. Disponível em [link]. Acesso em 03-03-2024.
Dalmoro, M., & Vieira, K. M. (2013). Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Revista gestão organizacional, 6(3).
Eken, S. (2020). An exploratory teaching program in big data analysis for undergraduate students. Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, 11(10), 4285-4304.
Ferreira, P. N., de Almeida, L. D., da Silva Siqueira, A., & Pereira, B. (2021, July). Relato de experiência: Comunidade de inteligência artificial para mulheres. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 170-179). SBC.
Kreuter, F., Ghani, R., & Lane, J. (2019). Change through data: A data analytics training program for government employees. Harvard Data Science Review: HDSR, 1(2), 1-26.
Marotti, J., Campos, F., Godinho, J., SantClair, G., Villela, F., Gomide, J.,... & Belmonte, V. N. (2021, July). Incentivando meninas nas ciências: Um relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 300-304). SBC.
Morán, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2(1), 15-33.
Mussi, R. F. D. F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. D. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, 17(48), 60-77.
Salganik, M. J. (2019). Bit by bit: Social research in the digital age. Princeton University Press.
Shardlow, M., Gerber, L., & Nawaz, R. (2022). One emoji, many meanings: A corpus for the prediction and disambiguation of emoji sense. Expert Systems with Applications, 198, 116862.
Souza, C. B., Costa, E. H. Q. V., Duarte, J. C. C., Moreira, M. G., Fraga, S. M. B. S. B., Rodrighero, V.,... & Fook, K. D. (2022). PYTHON COURSE FOR GAME DEVELOPMENT: AN INITIATIVE OF WOMEN IN STEM. In ICERI2022 Proceedings (pp. 5175-5182). IATED.
Souza, V. A., Edgel, I. S., Néu, Y. S., Silva, J. P., & Lopes, J. N. (2022, July). Projeto de incentivo à meninas na stem: Um relato de experiência. In Anais do XVI Women in Information Technology (pp. 233-238). SBC.
Dalmoro, M., & Vieira, K. M. (2013). Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Revista gestão organizacional, 6(3).
Eken, S. (2020). An exploratory teaching program in big data analysis for undergraduate students. Journal of Ambient Intelligence and Humanized Computing, 11(10), 4285-4304.
Ferreira, P. N., de Almeida, L. D., da Silva Siqueira, A., & Pereira, B. (2021, July). Relato de experiência: Comunidade de inteligência artificial para mulheres. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 170-179). SBC.
Kreuter, F., Ghani, R., & Lane, J. (2019). Change through data: A data analytics training program for government employees. Harvard Data Science Review: HDSR, 1(2), 1-26.
Marotti, J., Campos, F., Godinho, J., SantClair, G., Villela, F., Gomide, J.,... & Belmonte, V. N. (2021, July). Incentivando meninas nas ciências: Um relato de experiência dos minicursos de programação e robótica para jovens. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 300-304). SBC.
Morán, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, 2(1), 15-33.
Mussi, R. F. D. F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. D. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, 17(48), 60-77.
Salganik, M. J. (2019). Bit by bit: Social research in the digital age. Princeton University Press.
Shardlow, M., Gerber, L., & Nawaz, R. (2022). One emoji, many meanings: A corpus for the prediction and disambiguation of emoji sense. Expert Systems with Applications, 198, 116862.
Souza, C. B., Costa, E. H. Q. V., Duarte, J. C. C., Moreira, M. G., Fraga, S. M. B. S. B., Rodrighero, V.,... & Fook, K. D. (2022). PYTHON COURSE FOR GAME DEVELOPMENT: AN INITIATIVE OF WOMEN IN STEM. In ICERI2022 Proceedings (pp. 5175-5182). IATED.
Souza, V. A., Edgel, I. S., Néu, Y. S., Silva, J. P., & Lopes, J. N. (2022, July). Projeto de incentivo à meninas na stem: Um relato de experiência. In Anais do XVI Women in Information Technology (pp. 233-238). SBC.
Publicado
21/07/2024
Como Citar
GONÇALVES, Samara M. N.; SILVA, Verônica M. L.; DAMASCENO, Adriana C.; MOREIRA, Josilene A.; VELOSO, Giovana R.; AMSTALDEN, Ana L. F.; ALVES, Iara C. da Silva.
Programa “Servidoras que Transformam” - Cursos de Formação Intensiva em Programação Python para Servidoras Públicas: Um Relato de Experiência. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 12-23.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2245.