Estratégias de Retenção Adaptáveis a Diferentes Perfis de Alunas de um Curso de Sistemas de Informação

  • Gleyciane B. Freitas UFPA
  • Odileuza S. Rodrigues UFPA
  • Carlos S. Portela UFPA
  • Viviane A. Santos UFPA
  • Yomara P. Pires UFPA
  • Marcelle P. Mota UFPA
  • Paula T. Palomino FATEC Matão

Resumo


Este artigo explora a sub-representação feminina em cursos de Computação e a importância de estratégias personalizadas para a retenção de mulheres de diferentes perfis. Utilizando o Design Thinking (DT), o projeto desenvolveu soluções adaptadas às necessidades específicas das alunas do curso de Sistemas de Informação. Através de entrevistas, pesquisas documentais e criação de personas, foram identificados desafios, expectativas e necessidades, levando ao desenvolvimento de estratégias adaptáveis. A metodologia DT permitiu uma abordagem empática e contextualizada, contribuindo para a área ao oferecer um conjunto de etapas replicáveis para outros projetos e instituições de ensino que enfrentam problemas similares.

Referências

Bello, A. e Estébanez, M. (2022) “Uma equação desequilibrada: Aumentar a participação das mulheres na STEM”, [link], Março.

Cesario, G., da Silveira, N., Bim, S., e Maciel, C. (2017) “Por Mais Mulheres na Computação: análise dos trabalhos publicados no X Women in Information Technology”, In: Anais do XI Women in Information Technology, Porto Alegre: SBC.

Cooper, A. (2004), The Inmates are Running the Asylum: Why High Tech Products Drive Us Crazy and How to Restore the Sanity, Sams – Pearson Education, 1st edition.

Costa, R., Silva, S., Pires, Y. e Araújo, F. (2020) “Análise da Participação Feminina na Faculdade de Computação do Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará”, In: Anais do XIV Women in Information Technology, Porto Alegre: SBC.

Freitas, B., Cosme, L., e Nascimento, M. (2019) “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): Análise do Perfil das Mulheres dos Cursos da Área de Computação”, In: Anais do XIII Women in Information Technology, Porto Alegre: SBC.

Gressler, L. A. (2003), Introdução à Pesquisa: Projetos e Relatórios, Edições Loyola, 3ª edição.

IBGE (2021) “Estatísticas de Gênero: ocupação das mulheres é menor em lares com crianças de até três anos Agência de Notícias”, [link], Março.

Kitchenham, B. and Charters, S. (2007) Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering, Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.

Marques, A., Pinheiro, V., Alencar, A., Branco, K., Alves, R., e Mendes, M. (2019) “Unindo Pesquisa e Extensão para Fortalecer a Participação Feminina em Cursos de Computação de uma Universidade: Projeto Meninas Digitais do Vale”, In: Anais do XIII Women in Information Technology, Porto Alegre: SBC.

Oliveira, R., Castelo Branco, K., e Marques, A. (2018) “Criação de Personas para Delinear o Perfil de Alunas de Cursos de Graduação de TI e Direcionar Ações para o Fortalecimento e Empoderamento Feminino”, In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre: SBC.

Pagano, R. (2023), Design Thinking: Uma Abordagem para Inovação Centrada no Cliente, Robin Pagano, 1ª edição.

Poggio, B. (2022). Trabalhando Pela Igualdade de Gênero na Academia Neoliberal: Entre a Teoria e a Prática. In Revista de Administração Contemporânea, páginas 1-12. ANPAD.

Sá-Silva, J., Almeida, C., e Guindani, J. (2009). Pesquisa Documental: Pistas Teóricas e Metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, páginas 1-15.

Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., Russo, B. (2014), Design Thinking: Inovação em Negócios, MJV Press, 1ª edição.

Silva, A., Correa, A., Filho, J., Souza, R. (2016) “Aplicação do Design Thinking em um Problema Educacional: Um Relato de Experiência”, In: Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, Porto Alegre: SBC.

Sousa, T., Silva, E., e Oliveira, S. (2019) “Perfis das Estudantes dos Cursos de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Bragança Paulista”, In: Anais do XIII Women in Information Technology, Porto Alegre: SBC.
Publicado
21/07/2024
FREITAS, Gleyciane B.; RODRIGUES, Odileuza S.; PORTELA, Carlos S.; SANTOS, Viviane A.; PIRES, Yomara P.; MOTA, Marcelle P.; PALOMINO, Paula T.. Estratégias de Retenção Adaptáveis a Diferentes Perfis de Alunas de um Curso de Sistemas de Informação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 35-46. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2337.