Sim, Nós Podemos. Ações para Empoderamento de Meninas e Mulheres na Computação

  • Rachel Barino UFF
  • Nayara Dornelas UFF
  • Alessandra L. T. Gomes UFF
  • Geiziane Gonçalves UFF
  • Rute Rodrigues UFF
  • Rafaela Santos UFF
  • Cristina Boeres UFF
  • Karin da Costa Calaza UFF
  • Simone Martins UFF
  • Aline de Paula Nascimento UFF
  • Luciana Salgado UFF

Resumo


Este artigo traz um relato de experiência das atividades conduzidas em dois anos do projeto Include Meninas para desconstrução de estereótipos e empoderamento de meninas e mulheres na área da computação. Foram realizadas atividades práticas com o envolvimento de docentes e discentes de escolas públicas, com maioria parda e negra, e também discentes e docentes de Graduação em Computação. Entre as principais lições aprendidas destacamos a diferença que faz o fomento para as estudantes e professoras das escolas, bem como os benefícios e avanços do projeto durante esse período. Os resultados contribuem para reflexões, ações e desenvolvimento de outros projetos em prol da equidade de gênero nas ciências, em particular na Computação.

Referências

Abbate, C. S., Ruggieri, S., e Boca, S. (2013). Automatic influences of priming on prosocial behavior. Europe’s Journal of Psychology, 9:479–492.

Almeida, T., Neves, L., Santos, L., Pontes, E., Cabral, R., e Almeida, E. (2023). Compartilhando aprendizados: reflexões e aprendizados sobre a gestão do grupo katie. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 352–357, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Amador, B., Turato, P., Hoger, M., Santos, L., Bim, S. A., e Berardi, R. C. (2021). O papel das professoras no incentivo à carreira de computação para meninas no ensino fundamental. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 131–140, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Bargh, J. A., Chen, M., e Burrows, L. (1996). Automaticity of social behavior: direct effects of trait construct and stereotype-activation on action. Journal of personality and social psychology, 71 2:230–44.

Calaza, K. C., Erthal, F. C. S., Pereira, M. G., Macario, K. C. D., Daflon, V. T., David, I. P. A., Castro, H. C., Vargas, M. D., Martins, L. B., Stariolo, J. B., Volchan, E., e de Oliveira, L. (2021). Facing racism and sexism in science by fighting against social implicit bias: A latina and black woman’s perspective. Frontiers in Psychology, 12.

Cech, E. A. e Blair-Loy, M. (2019). The changing career trajectories of new parents in stem. Proceedings of the National Academy of Sciences, 116(10):4182–4187.

Charlesworth, T. E. e Banaji, M. R. (2019). Gender in science, technology, engineering, and mathematics: Issues, causes, solutions. Journal of Neuroscience, 39(37):7228–7243.

Conceição, A. C. L. e Aras, L. M. B. (2014). Por uma ciência e epistemologia(s) feministas: avanços, dilemas e desafios. Cadernos de Gênero e Tecnologia, 8:10–19.

Derks, B., Inzlicht, M., e Kang, S. (2008). The neuroscience of stigma and stereotype threat. Group Processes & Intergroup Relations, 11(2):163–181.

Felmlee, D., Rodis, P. I., e Zhang, A. (2020). Sexist slurs: Reinforcing feminine stereotypes online. Sex Roles: A Journal of Research, 83:16–28.

Greenwald, A. G. e Krieger, L. H. (2006). Implicit bias: Scientific foundations. California Law Review, 94(4):945–967.

Hoger, M., Amador, B., Turato, P., Santos, L., Berardi, R., e Bim, S. (2022). Desconstruindo estereótipos em uma oficina de criptografia para docentes da educação básica. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 191–196, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Holland, R. W., Hendriks, M., e Aarts, H. (2005). Smells like clean spirit: Nonconscious effects of scent on cognition and behavior. Psychological Science, 16(9):689–693.

IBGE (2022). Características gerais dos domicílios e dos moradores 2022. [link].

Johnson, P. A., Widnall, S. E., e Benya, F. F., editors (2018). Sexual Harassment of Women. National Academies Press.

Jolly, S., Griffith, K. A., Decastro, R., Stewart, A. J., Ubel, P. A., e Jagsi, R. (2014). Gender differences in time spent on parenting and domestic responsibilities by high-achieving young physician-researchers. Annals of Internal Medicine, 160:344–353.

Lima, B., Silva, C., Vieira, G., Nascimento, J., Silva, M., Lima, M., Silva, N., Queiroz, R., Santos, T., Souza, W., e Cabral, R. (2023a). Relato de experiência: Imersão tecnológica para mulheres. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 294–304, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Lima, W., Maciano, G., Santos, A., Pereira, L., Magalhães, H., Sassi, S., Maciel, C., e Nunes, E. (2023b). Por mais mulheres na ciência e na tecnologia: ação formativa com abordagem steam na educação básica. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 239–250, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Mocaiber, I., Sanchez, T. A., Pereira, M. G., Erthal, F. S., Joffily, M., Joffily, M., de Araújo, D. B., Volchan, E., e Oliveira, L. (2011). Antecedent descriptions change brain reactivity to emotional stimuli: a functional magnetic resonance imaging study of an extrinsic and incidental reappraisal strategy. Neuroscience, 193:241–248.

Movimento Mulher 360, (2021). Mulheres ocupam apenas 26% das vagas em áreas STEM. [link], acessado em 22.02.2024.

Over, H. e Carpenter, M. (2009). Eighteen-month-old infants show increased helping following priming with affiliation. Psychological Science, 20(10):1189–1193. PMID: 19674388.

Steele, C. M. e Aronson, J. (1995). Stereotype threat and the intellectual test performance of african americans. Journal of personality and social psychology, 69 5:797–811.

Teles, M., Saraiva, L., Freires, M., Rocha, M., e Marques, A. (2023). Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de computação no ambiente acadêmico. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 194–204, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
21/07/2024
BARINO, Rachel et al. Sim, Nós Podemos. Ações para Empoderamento de Meninas e Mulheres na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 47-58. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2361.