Equidade em STEM: Explorando a Diversidade de Gênero Através de Dados Educacionais de Avaliações em Larga Escala
Resumo
Este artigo analisa os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU) a fim de provar que a não escolha de candidatas por áreas de STEM não tem relação direta com o baixo desempenho destas em Matemática. Para realizar estas análises foram utilizadas técnicas de análise de dados e a ferramenta Tableau para a visualização destes dados. Os resultados indicaram que aproximadamente 80% das mulheres teriam nota mínima em matemática para ingressarem em cursos de STEM. Além disso, os homens apresentaram uma média maior que as mulheres na prova de matemática do ENEM 2021 em todos os cenários analisados, porém a diferença entre as médias foi pequena, e não ultrapassou os 45 pontos.
Referências
Gallindo, E. L., Cruz, H. A., and Moreira, M.W. (2021). Critical examination using business intelligence on the gender gap in information technology in brazil. Mathematics, 9(15).
Holanda, M., Júnior, A. M., Silva, E., et al. (2022). Uma análise comparativa do desempenho em matemática entre gêneros nas provas do enem. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 145–156, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
IBGE (2021). Instituto brasileiro de geografia e estatística. [link]. [Último Acesso: 27-10-2023].
Macedo, M., Mattos, A. B., Vasconcelos, M., Martinazzo, A., and Lopes, R. (2018). Identificando influências na escolha de uma graduação em exatas: um estudo qualitativo e comparativo de gênero. In Anais do XII Women in Information Technology, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Menezes, S. K. and Santos, M. D. (2021). Gênero na educaçao em computaçao no brasil e o ingresso de meninas na Área–uma revisao sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:456–484.
Nascimento, L., Lima, Y., Barbosa, C., et al. (2023). Paridade de gênero no ensino superior em STEM no Brasil: uma análise de 10 anos. In XVII Women in Information Technology, pages 217–227, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Noguera, V. E., Branco, K. R., and Ciferri, C. D. (2020). Análise de desempenho das mulheres no ENEM. Brazilian Journal of Development, 6(6):35716–35737.
UNESCO (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). UNESCO.