OurPlace: Amazing Grace - Um jogo como ferramenta motivadora para meninas na área de STEM

  • Paula Y. Nizer UNICENTRO
  • Isabel Ap. Duarte UNICENTRO
  • Carolina Paula de Almeida UNICENTRO
  • Sandra Mara Guse Scós Venske UNICENTRO

Resumo


Em áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), a participação feminina ainda é pequena em comparação com a masculina. No entanto, é importante reconhecer o papel significativo das mulheres que têm contribuído para a história destas áreas. Entre essas figuras proeminentes está Grace Hopper, reconhecida como a codificadora do primeiro compilador. Este estudo concentrou-se no desenvolvimento de um jogo, chamado OurPlace: Amazing Grace, que destaca a importância das mulheres na STEM e busca incentivar mais meninas a considerarem essas áreas de estudo. O jogo visa estimular o raciocínio lógico por meio de mini quebra-cabeças, ao mesmo tempo em que narra eventos da vida de Grace Hopper.

Referências

Alencar, A., Pinheiro, V., and Marques, A. (2019). Promovendo o conhecimento sobre mulheres na computação: experiência com o jogo de cartas computasseia no ensino de história da computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 139–143, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Alves, W. P. (2019). Unity: Design e Desenvolvimento de Jogos. Editora Alta Books. E-book.

Angeli, S., Gasparini, I., and Bim, S. A. (2020). Colocando as cartas na mesa: apresentando as mulheres na ciência por meio de um jogo. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 184–188, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Beyer, K. W. (2009). Grace Hopper and the Invention of the Information Age. Massachusetts Institute of Technology.

Briceño, A. J., Silvestre, A. S., Castro, B., Soares, H., Oliveira, T., Silva, T., Araujo, A., Castanho, C., Koike, C., Holanda, M., and Oliveira, R. (2021). Mundo bit byte: Um jogo digital para disseminar o conhecimento sobre personalidades femininas na computação. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 121–130, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

De Carvalho, C. V. (2015). Aprendizagem baseada em jogos-game-based learning. In II World Congress on Systems Engineering and Information Technology, pages 176–181.

de Oliveira, L. C., Castelini, P., da Silva Leite, P., Almeida, L. D. A., and Amaral, M. A. (2019). “personalities”: a participatory approach for gender discussion. In AMCIS 2019 Proceedings.

Gürer, D. (2002). Pioneering women in computer science. SIGCSE Bull., 34(2):175–180.

IBGE (2024). Estatísticas de Gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil. IBGE, 3 edition. E-book.

Jan L. Plass, B. D. H. and Kinzer, C. K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational Psychologist, 50(4):258–283.

Lopes, L., Verino, L., Silva, A., Crisostomo, C., Matos, A., Itacarambi, M., Lourenço, C., and Santos, S. (2023). Conhecendo mulheres cientistas a partir de jogos. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 340–345, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Milson, A. L., Ribeiro, I., Andrade, I., Gonçalves, J., Laboissiere, L., Ferreira, M., Dalip, D., Brandão, M., and Moro, M. (2020). Elas na ciência: Website com jogos para divulgar personalidades femininas. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 10–19, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Morais, A. and Morais, A. (2020). Protagonismo Feminino na Computação: Desmistificando a ausência de mulheres influentes na área tecnológica. Centro Universitário UNIESP, Cabedelo, PB.

Pivec, M., Dziabenko, O., and Schinnerl, I. (2003). Aspects of game-based learning.

Prensky, M. (2003). Digital game-based learning. Comput. Entertain., 1(1):21.

Pérez-Colado, V. M., Pérez-Colado, I. J., Freire-Morán, M., Martínez-Ortiz, I., and Fernández-Manjón, B. (2019). uadventure: Simplifying narrative serious games development. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), volume 2161-377X, pages 119–123.

Santos, L., Conceição, K., and Abreu Pinto Peixoto, M. (2021). Aprendizagem baseada em jogos e aspectos metacognitivos game-based learning and metacognitive aspects.

Silva, J., da Silva Junior, B., Foss, L., and Cavalheiro, S. (2021). A criação de jogos para o ensino de computação: uma análise comparativa. In Anais do VI Workshop-Escola de Informática Teórica, pages 1–8, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

UNESCO (2022). #educastem2030: iniciativa unesco de mobilização e advocacy pela educação para meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática no brasil. Disponível em: [link].

Velloso, F. (2017). Informática - Conceitos Básicos. Grupo GEN. E-book.

Vinhal, A. and Odakura, V. (2023). Peg.ada: Um jogo educacional para abordar a importância da pegada digital no futuro profissional de jovens meninas. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 228–238, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Vranešević, G. (2014). The secret of the point and click adventures: Psychoanalytic point of pointing in a bygone genre. Teorija in Praksa, 51:22–42.
Publicado
21/07/2024
NIZER, Paula Y.; DUARTE, Isabel Ap.; ALMEIDA, Carolina Paula de; VENSKE, Sandra Mara Guse Scós. OurPlace: Amazing Grace - Um jogo como ferramenta motivadora para meninas na área de STEM. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 81-92. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2402.