Além do Gênero: Explorando as Múltiplas Perspectivas de Mulheres na Computação

  • Nicoly da Silva Menezes UFPA
  • Clarice Mendes e Mendes UFPA
  • João da C. Corrêa UFPA
  • Thayssa A. da Rocha UFPA
  • Marcelle Pereira Mota UFPA

Resumo


Este artigo explora diversas percepções de mulheres nas suas experiências acadêmicas e profissionais no âmbito da computação, considerando interseccionalidades com outros aspectos para além do gênero. A metodologia envolveu a coleta de informações de 77 mulheres, por meio de formulário online. Os relatos expuseram desafios que transcendem a questão de gênero na computação, evidenciando aspectos como capacitismo, etarismo e preconceitos regionais, ressaltando a importância de ampliar essa discussão abrangendo outras dimensões.

Referências

Cheryan, S., Plaut, V. C., Handron, C., and Hudson, L. (2013). The stereotypical computer scientist: Gendered media representations as a barrier to inclusion for women. Sex roles, 69:58–71.

CONEP (2016). Ética em pesquisa conselho nacional de saúde. [link]. Acesso em: 15 de Fevereiro de 2024.

Crenshaw, K. W. (1989). Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics.

da Rocha, T. A., Teran, L. A., Silva, A. T., de Souza, C. R., and Mota, M. P. (2023). Awareness no desenvolvimento colaborativo remoto: Uma perspectiva sobre acessibilidade. In Anais do XVIII Simposio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 140–153. SBC.

De Wit, S., Hermans, F., Specht, M., and Aivaloglou, E. (2023). Children’s interest in a cs career: Exploring age, gender, computer interests, programming experience and stereotypes. In Proceedings of the 2023 ACM Conference on International Computing Education Research-Volume 1, pages 245–255.

dos Santos, N. D. and Marczak, S. (2023). Fatores de atração, evasão e permanência de mulheres nas áreas da computação. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 136–147. SBC.

Fapesp (2023). Ingressos em programas de engenharia e de computação. [link]. Acesso em: 11 de Fevereiro de 2024.

Gibbs, G. (2009). Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora.

INEP (2022). Resumo técnico: Censo da educação superior 2022. [link]. Acesso em: 11 de Fevereiro de 2024.

Silva, U. F., Ferreira, D. J., Ambrósio, A. P. L., and Oliveira, J. L. d. S. (2022). Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, 48.

Szlavi, A., Hansen, M. F., Husnes, S. H., and Conte, T. U. (2023). Intersectionality in computer science: A systematic literature review. In 2023 IEEE/ACM 4th Workshop on Gender Equity, Diversity, and Inclusion in Software Engineering (GEICSE), pages 9–16. IEEE.

Warner, J. R., Baker, S. N., Haynes, M., Jacobson, M., Bibriescas, N., and Yang, Y. (2022). Gender, race, and economic status along the computing education pipeline: Examining disparities in course enrollment and wage earnings. In Proceedings of the 2022 ACM Conference on International Computing Education Research-Volume 1, pages 61–72.

Yates, J. and Plagnol, A. C. (2021). Female computer science students: A qualitative exploration of women’s experiences studying computer science at university in the uk. Education and Information Technologies, 27(3):3079–3105.
Publicado
21/07/2024
MENEZES, Nicoly da Silva; MENDES, Clarice Mendes e; CORRÊA, João da C.; ROCHA, Thayssa A. da; MOTA, Marcelle Pereira. Além do Gênero: Explorando as Múltiplas Perspectivas de Mulheres na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 104-114. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2425.