Mapeamento e Análise sobre a Presença dos Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais em Espaços Digitais
Resumo
O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em tempo de tela gastos em mídias digitais. Além das plataformas populares como WhatsApp, Instagram e Facebook, outras são exploradas para disseminação de informações e atividades culturais, tornando-se também instrumento para divulgação científica de projetos de pesquisa, extensão e ensino. Este estudo investiga a presença de projetos parceiros do Programa Meninas Digitais em espaços digitais, identificando 14 plataformas distintas e analisando sua presença por região, tamanho da comunidade, características da plataforma e frequência de atualização. Observou-se que o Instagram recebe o maior investimento comunicacional, mas há espaços digitais pouco explorados, sugerindo novas estratégias de interação com o público-alvo do Programa.
Referências
Biberg, J. M. M. (2019). Mídias sociais em processos de recrutamento e seleção: um estudo pela perspectiva de recrutadores e selecionadores brasileiros. Dissertação de Mestrado. Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP. 101 f.
CGI.br. (2023). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2023. [link]
Costa, M., Pereira, L., Maciel, C., and Nunes, E. (2023). Meninas Digitais Mato Grosso: uso do Instagram como estratégia de comunicação e mobilização de ações. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 428-433). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230832,
DataReportal (2023). Global Overview Report: The Essential Guide to the World’s Connected Behaviour. [link]
DataReportal (2024). Brazil: The Essential Guide to the Latest Connected Behaviour. The Essential Guide to the World’s Connected Behaviour. [link]
Ferreira, J. R. S., Autran, M. M. M., and Souza, E. D. (2023). Comunicação e divulgação científica: das distinções conceituais às aproximações promovidas pelas redes sociais digitais. P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v. 9, Ed. Especial, p. 323-347. DOI: 10.21721/p2p.2023v9nesp.p323-347
Frigo, L. B., and Maciel, C. (2019).. Programa Meninas Digitais: Inspirando a Nova Geração. Computação Brasil, Porto Alegre, RS, (41), pages 26-29. [link]
Gil, A. C. (2019). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: 7ª ed. Atlas.
Gonçalves, M.B., Arndt, G.J., Miguel, R. de B.P. and Frigo, L.B. 2023. “El lugar de una mujer está en la tecnología”: un análisis de perfiles eños de Instagram sobre mujeres en tecnología. Interfases. 018 (dic. 2023), 159-167. DOI: 10.26439/interfases2023.n018.6617.
ITU (2022). Data Hub International Telecommunication Union: Individuals Using the Internet. [link]
Juran, J. M., and De Feo, J. A. (2010). Juran’s Quality Handbook: The Complete Guide to Performance Excellence. 9ª ed. McGraw-Hill Companies, Nova York.
LinkedIn (2023). O que é o LinkedIn e como posso usá-lo?. [link]
Maciel, C., Guzman, I., Berardi, R., Caballero, B. B., Rodriguez-Rodriguez, N., Frigo, L., Salgado, L., Jimenez, E., Bim, S. A. and Tapia, P. C. (2023). “Open Data Platform to Promote Gender Equality Policies in STEM”, In Proceedings of the Western Decision Sciences Institute (WDSI). April 2023. Portland Oregon, EUA. [link]
Menezes, S. (2021). Redes Sociais e Mulheres na Computação: Iniciativas Divulgadas no Meio Digital. In Anais do XV Women in Information Technology, (pp. 335-339). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2021.15877,
Pereira, L., Souza e Silva, K., Nunes, E., and Maciel, C. (2022). Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM. In Anais do XVI Women in Information Technology, (pp. 227-232). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2022.223162,
PMD (2023). Programa Meninas Digitais – Relatório Projetos Parceiros, 2022/2023. [link]
Reis, E. A. and Reis I. A. (2002). Análise Descritiva de Dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG. [link]
Sensor Tower. Q4 2023. Mobile App & Digital Adversiting Data in the US. [link]
Silva, L., Aquino, S., and Freire, T. (2023). Presença digital dos projetos parceiros do Programa Meninas Digitais: proposta estratégica para consolidá-los na internet. In Anais do XVII Women in Information Technology, (pp. 251-262). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wit.2023.230898,