Mapeamento e Análise sobre a Presença dos Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais em Espaços Digitais

  • Maria Fernanda Abalem Franca Nunes Costa UFMT
  • Leihge Roselle Rondon Pereira UFMT
  • Thalia S. de Santana IF GOIANO
  • Cristiano Maciel UFMT

Resumo


O Brasil ocupa o segundo lugar mundial em tempo de tela gastos em mídias digitais. Além das plataformas populares como WhatsApp, Instagram e Facebook, outras são exploradas para disseminação de informações e atividades culturais, tornando-se também instrumento para divulgação científica de projetos de pesquisa, extensão e ensino. Este estudo investiga a presença de projetos parceiros do Programa Meninas Digitais em espaços digitais, identificando 14 plataformas distintas e analisando sua presença por região, tamanho da comunidade, características da plataforma e frequência de atualização. Observou-se que o Instagram recebe o maior investimento comunicacional, mas há espaços digitais pouco explorados, sugerindo novas estratégias de interação com o público-alvo do Programa.

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Publicado
21/07/2024
COSTA, Maria Fernanda Abalem Franca Nunes; PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; SANTANA, Thalia S. de; MACIEL, Cristiano. Mapeamento e Análise sobre a Presença dos Projetos Parceiros do Programa Meninas Digitais em Espaços Digitais. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 115-126. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2451.