“Era uma vez Lovelace”: Explorando a Contribuição Feminina na Computação por meio de um Jogo Didático

  • Sara L. de Farias IF Goiano
  • Thalia S. de Santana IF Goiano / UEG
  • Maria Luiza F. Silva IF Goiano
  • Ramayane B. Braga IF Goiano
  • Adriano H. Braga IF Goiano

Resumo


Durante muito tempo na humanidade, a história da Computação foi contada sob uma perspectiva masculina, invisibilizando grandes contribuições de mulheres. Visando trazer maior visibilidade para estes nomes importantes na tecnologia, elaborou-se um jogo didático de tabuleiro para o ensino da história das mulheres na Computação. O jogo possui 27 cartas e adota como marco as gerações de computadores. Foram efetuadas quatro aplicações do jogo, coletando percepções dos participantes, que relataram alto nível de desconhecimento sobre as figuras femininas e seus feitos, ao mesmo tempo que consideraram o jogo como atraente e com regras claras e compreensíveis.

Referências

Angeli, S., Gasparini, I., and Bim, S. A. (2020). Colocando as cartas na mesa: apresentando as mulheres na ciência por meio de um jogo. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 184–188, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Barros, M. G. F. B., Miranda, J. C., and Costa, R. C. (2019). Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, 19(23).

Berardi, R., Auceli, P., Maciel, C., Davila, G., Guzman, I., and Mendes, L. (2023). ELLAS: Uma plataforma de dados abertos com foco em lideranças femininas em STEM no contexto da América Latina. In Anais do XVII Women in Information Technology, pages 124–135, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Brasscom (2022). Relatório da Diversidade no Setor TIC – Relatório de Inteligência e Informação BRI2-2021-018 – v43. [link]. Acesso em: 02/12/2023.

Deus, S. B., Freire, S. C. C., and Farias, C. M. (2020). Um Estudo sobre as Dificuldades de Inserção de Meninas na Computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 274–278, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Dias, J., Dias, J. G., and Lima, E. F. (2019). Cientistas do Pampa: Impulsionando a atuação de mulheres na ciência. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 11(3).

Farias, S., Nunes, M. I., Santana, T., Louzada, N., Braga, R., and Braga, A. (2021). A interdisciplinaridade em um curso de extensão como forma de empoderamento feminino na computação. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 260–264, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Figueiredo, K. and Santos, J. C. (2016). Computasseia: destacando a participação feminina na História da Computação. In Anais do X Women in Information Technology, pages 16–19, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Frigotto, G. (2018). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ), Rio de Janeiro.

García, M. I. G. and Sedeño, E. P. (2002). Ciencia, tecnología y género. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología, Sociedad e Innovación, 2:5.

García-Holgado, A., Díaz, A. C., and García-Peñalvo, F. J. (2019). Engaging women into STEM in latin america: W-STEM project. In Proceedings of the Seventh International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, pages 232–239.

Maciel, C., Bim, S. A., and da Silva Figueiredo, K. (2018). Digital girls program: disseminating computer science to girls in Brazil. In Proceedings of the 1st International Workshop on Gender Equality in Software Engineering, pages 29–32.

Petri, G., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2019). MEEGA+: Um Modelo para a Avaliação de Jogos Educacionais para o ensino de Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação (Brazilian Journal of Computers in Education), 27(03):2–24.

Pinheiro, V. M., Alencar, A. I., Branco, K. C., Fiori, M. V., and Marques, A. B. (2020). Ensinando História da Computação com foco no protagonismo das mulheres com jogo Computasseia: Um relato de experiência com ingressantes de Engenharia de Software e Ciência da Computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 214–218, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

PMD (2023). Programa Meninas Digitais – Relatório Projetos Parceiros, 2022/2023. [link]. Acesso em: 01/12/2023.

Rauta, C. R. V. S., Reinhold, I., and Wippel, M. T. A. (2022). O caminho delas: jogos desplugados para fomentar o pensamento computacional entre meninas. Anais do Computer on the Beach, 13:329–334.

Reynosa, G. and Aguilar, M. (2022). Analysis of the participation of female university students in STEM/ICT careers in El Salvador. Proceedings: [link] ISSN, 1613:0073.

Santos, V. L., Carvalho, T. F., and Barreto, M. (2021). Mulheres na Tecnologia da Informação: Histórico e Cenário Atual nos Cursos Superiores. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 111–120, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Schwartz, J., Casagrande, L. S., Leszczynski, S. A. C., and Carvalho, M. G. (2006). Mulheres na informática: quais foram as pioneiras? cadernos pagu, pages 255–278.

Strawn, G. (2023). Masterminds of Computer Design: Charles Babbage and Ada Lovelace. IT Professional, 25(4):7–10.
Publicado
21/07/2024
FARIAS, Sara L. de; SANTANA, Thalia S. de; SILVA, Maria Luiza F.; BRAGA, Ramayane B.; BRAGA, Adriano H.. “Era uma vez Lovelace”: Explorando a Contribuição Feminina na Computação por meio de um Jogo Didático. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 139-149. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2555.