Relato de Experiência: Inclusão de Biografias de Pesquisadoras na Wikipédia
Resumo
No ano de 2022, a Wikipédia emergiu como o oitavo website mais frequentado no Brasil, acumulando mais de 184,9 milhões de visitas mensais. Sua posição de destaque como a enciclopédia digital mais consultada no país coloca-a como uma influente plataforma de conhecimento, moldando a percepção pública sobre uma ampla gama de tópicos. Foi identificado na própria Wikipédia um viés de gênero - uma discrepância reconhecida pela própria administração do site. Em resposta a isso, foi elaborado um projeto dedicado à criação de artigos biográficos sobre mulheres pesquisadoras nas áreas de ciência e tecnologia, com o intuito de disseminar suas pesquisas e contribuições e com isso melhorar o conhecimento coletivo para uma representação mais equitativa dos gêneros. O projeto envolveu a participação ativa de estudantes do ensino médio. O propósito deste artigo é narrar a jornada dessas estudantes, explorando os desafios e aprendizados enfrentados durante as atividades do projeto e refletindo sobre o impacto dessas iniciativas.
Referências
de Macedo, D. S., Bentes, K. M., Ferreira, M. d. F., and Mochetti, K. (2017). Uma análise sobre a falta de mulheres editando a Wikipédia. In Anais do 1st International Wikipedia Scientific Conference (IWSC 2017).
Ferran-Ferrer, N., Boté-Vericad, J.-J., and Minguillón, J. (2023). Wikipedia gender gap: a scoping review. Profesional de la información/Information Professional, 32(6).
Ferreira, F. E. (2023). Cientistas brasileiras têm maratona de edição de verbetes na wikipédia. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Folch, L. (2023). Os sites mais acessados de cada país (excluindo buscadores). [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Ford, H. and Wajcman, J. (2017). ‘Anyone can edit’, not everyone does: Wikipedia’s infrastructure and the gender gap. Social studies of science, 47(4):511–527.
Konieczny, P. and Klein, M. (2018). Gender gap through time and space: A journey through Wikipedia biographies via the Wikidata human gender indicator. New Media & Society, 20(12):4608–4633.
LLYC (2023). Mulheres sem nome: Avanços da presença das mulheres na mídia e o desafio que ainda subsiste. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Maher, K. (2018). Wikipedia is a mirror of the world’s gender biases. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Martini, F. (2023). Notable enough? the questioning of women’s biographies on wikipedia. Feminist Media Studies, pages 1–17.
Martín, B. (2018). A mulher que inclui uma cientista por dia na wikipédia. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Page, S. P. (2022). Física escreve 1.750 biografias na Wikipédia para mulheres cientistas não reconhecidas. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Salerno, J. M. and Peter-Hagene, L. C. (2015). One angry woman: Anger expression increases influence for men, but decreases influence for women, during group deliberation. Law and human behavior, 39(6):581.
Salles, I. A. and Pappa, G. L. (2021). Viés de gênero em biografias da Wikipédia em português. In Anais do X Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, pages 211–216. SBC.
Temple-Wood, E. (2017). The blogger and the trolls. Scientific American, 317(3):70–71. Wikipédia (2022). Wikipédia: Projeto mais teoria da história na wiki/ mais mulheres. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Wikipédia (2023a). [link] Política de eliminação. Acesso em: 01 abr. 2024.
Wikipédia (2023b). Viés de gênero na Wikipédia. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Wikipédia (2024a). Wikipédia. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Wikipédia (2024b). Wikipédia: Escrevendo sobre mulheres. [link]. Acesso em: 01 abr. 2024.
Wikipédia (2024c). Wikipédia:fontes confiáveis. [link]. Acesso em: 01 maio 2024.