Mentoria Acadêmica Gamificada: Explorando o legado das Mulheres na Computação

  • Rayanne Rocha UFC
  • Marina Azevedo Ximenes Teles UFC
  • Maria Julia Souza UFC
  • Mylena Nascimento UFC
  • Aline Nascimento UFC
  • Anna Beatriz Marques UFC

Resumo


A equidade de gênero na área da Computação continua sendo um grande desafio, causado por diversos motivos, entre eles o apagamento das contribuições femininas na área, diminuindo diretamente a representatividade das mulheres. Para ajudar a superar esse desafio o projeto Meninas Digitais do Vale criou a mentoria acadêmica, visando apoiar as ingressantes da Universidade Federal do Ceará, a fim de garantir a permanência dessas alunas nos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação. Para assegurar uma maior representatividade e engajamento das alunas, o projeto gamificou a mentoria acadêmica com o uso de badges e álbuns de figurinhas contendo mulheres da área. Esta pesquisa visa coletar e analisar as respostas e relatos das alunas ingressantes que participaram da mentoria e responderam aos questionários, com o objetivo de entender a contribuição da mentoria e da gamificação para a permanência das ingressantes.

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Publicado
21/07/2024
ROCHA, Rayanne; TELES, Marina Azevedo Ximenes; SOUZA, Maria Julia; NASCIMENTO, Mylena; NASCIMENTO, Aline; MARQUES, Anna Beatriz. Mentoria Acadêmica Gamificada: Explorando o legado das Mulheres na Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 173-183. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2584.