Equidade de gênero no mercado formal de trabalho: uma análise da inserção profissional feminina de estudantes de curso TIC no Ceará

  • Danielly Silva Paulino IFCE
  • João Pedro de Sousa dos Santos IFCE
  • Erica de Lima Gallindo IFCE
  • Hobson Almeida Cruz IFCE

Resumo


Este estudo investiga a participação das estudantes mulheres do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no mercado de trabalho formal. Usando uma abordagem quantitativa, foram examinados 5.590 alunos de cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como os empregos formais que ocuparam no período de 2017 a 2021. Os resultados evidenciam uma persistente disparidade de gênero, com as mulheres em menor número no ingresso e na conclusão dos cursos, apresentando maior taxa de evasão e menor presença em posições de destaque no mercado de trabalho. Essas descobertas ressaltam a importância de fomentar o protagonismo feminino desde a educação básica, visando alcançar uma distribuição mais equitativa das oportunidades educacionais e profissionais na área de TIC.

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Publicado
21/07/2024
PAULINO, Danielly Silva; SANTOS, João Pedro de Sousa dos; GALLINDO, Erica de Lima; CRUZ, Hobson Almeida. Equidade de gênero no mercado formal de trabalho: uma análise da inserção profissional feminina de estudantes de curso TIC no Ceará. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 18. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 196-206. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2024.2614.