Equidade de gênero no mercado formal de trabalho: uma análise da inserção profissional feminina de estudantes de curso TIC no Ceará
Resumo
Este estudo investiga a participação das estudantes mulheres do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no mercado de trabalho formal. Usando uma abordagem quantitativa, foram examinados 5.590 alunos de cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), bem como os empregos formais que ocuparam no período de 2017 a 2021. Os resultados evidenciam uma persistente disparidade de gênero, com as mulheres em menor número no ingresso e na conclusão dos cursos, apresentando maior taxa de evasão e menor presença em posições de destaque no mercado de trabalho. Essas descobertas ressaltam a importância de fomentar o protagonismo feminino desde a educação básica, visando alcançar uma distribuição mais equitativa das oportunidades educacionais e profissionais na área de TIC.
Referências
Brasil (2002). Aprova a classificação brasileira de ocupações cbo/2002, para uso em todo território nacional e autoriza a sua publicação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.
Brasil (2023). Lei nº 14.611, de 3 de julho de 2023. dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens; e altera a consolidação das leis do trabalho, aprovada pelo decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.
Gallindo, E. L., Cruz, H. A., and Moreira, M. W. L. (2021). Critical examination using business intelligence on the gender gap in information technology in brazil. Mathematics, 9(15).
Ibaldo, A. and Schwantes, C. (2017). Ada lovelace, a encantadora de números. Revista XIX, 1(4):162–176.
Lombardi, M. R. (2022). Os gêneros das tics: os empregos e o protagonismo feminino. Caderno Espaço Feminino, 35(1):16–40.
Nunes, L. H., Reis, J., Paxiúba, C., Ponte, M., Nascimento, M., and Nascimento, R. (2020). Perfil dos egressos de computação do interior da amazônia no mercado de trabalho. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 254–258, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Provost, F. and Fawcett, T. (2013). Data science and its relationship to big data and data-driven decision making. Big Data, 1.
Rhodes, R. (2012). Hedy’s Folly: The Life and Breakthrough Inventions of Hedy Lamarr, the Most Beautiful Woman in the World. Vintage Series. Knopf Doubleday Publishing Group.
Unesco (2018). Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Unesco, Brasília, DF.